O Cadastro Único (CadÚnico) concentra diversos benefícios do governo, além do Bolsa Família. Com isso, inúmeros valores podem ser conquistados pelos beneficiários. A seguir, contamos alguns desses programas para vocês.
Para estar apto a receber os valores dos auxílios, o beneficiário precisa atender aos requisitos mínimos estabelecidos pelos programas. Além de estar com a inscrição e dados atualizados no Cadastro Único.
O CadÚnico é pré-requisito para diversos programas do Governo, como o Auxílio Brasil e o Auxílio Vale-Gás. A inscrição na plataforma não garante o acesso direto aos benefícios, o principal objetivo é a identificação de famílias em vulnerabilidade social.
Além dos auxílios citados anteriormente, também podemos destacar a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Minha Casa Minha Vida, Água para Todos, ENEM, Identidade Jovem (ID Jovem), Carta Social, Programas Cisternas e outros mais.
Saiba como se inscrever no CadÚnico
O Ministério da Cidadania, afirma que os cidadãos com renda mensal per capita até meio salário mínimo ou famílias que tenham renda mensal de até três salários mínimos podem realizar suas inscrições.
Famílias que recebem mais do que isso também podem participar, se possuírem o cadastro vinculado à inclusão de outros programas sociais. Indivíduos em situação de rua ou que morem sozinhos também possuem direito à participação na plataforma.
Os benefícios são oferecidos pelo Governo Federal, porém o cadastro da população é realizado por meio das prefeituras. Assim, os interessados em se cadastrar devem recorrer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de seu bairro portando os documentos exigidos. Antes de ir ao CRAS, o beneficiário deve realizar um pré-cadastro no aplicativo do CadÚnico, disponível para IOS ou Android.