A greve dos servidores do Ibama paralisou a exportação de carros argentinos para o Brasil, deixando cerca de 18 mil veículos retidos nos portos brasileiros. O impasse se deve à suspensão da emissão de licenças de importação pelo Ibama, impactando não só o comércio automotivo entre os dois países, mas também a exportação de veículos híbridos e elétricos de outras nações.
Essa licença é crucial, pois comprova que os carros estão em conformidade com as rigorosas regras ambientais vigentes no Brasil. Anteriormente, o processo de certificação pelo Ibama levava cerca de 20 dias, porém, devido à greve, esse prazo aumentou significativamente, podendo chegar a 60 dias.
O atraso na liberação das licenças pelo Ibama não afeta apenas os carros argentinos, mas também a exportação de veículos híbridos e elétricos de outros países, como a China. Estima-se que, no total, mais de 60 mil automóveis estejam aguardando certificação nas áreas portuárias do Brasil.
Os impactos dessa paralisação não se limitam apenas aos prazos de exportação. O setor empresarial argentino teme não conseguir cumprir os prazos estipulados pela lei penal cambiária argentina, que exige o envio dos ganhos da exportação em até 60 dias.
A greve dos servidores do Ibama teve início na primeira semana de janeiro de 2024, e suas reivindicações incluem um reajuste salarial, a realização de novos concursos para o órgão e medidas para atender às demandas relacionadas à aposentadoria dos funcionários. Até o momento, não houve uma proposta do governo que atendesse minimamente às reivindicações dos servidores, mantendo assim a paralisação por tempo indeterminado.