A área de espera para motociclistas foi implementada no CTB em 2021 e visa garantir maior segurança e fluidez nas vias.
A área de espera para motoqueiros no trânsito foi incluída no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2021, no Anexo 1 da Lei nº 14.071. A linha, que se posiciona à frente da faixa de retenção dos carros, visa garantir maior segurança para os motociclistas e reduzir o conflito entre eles e os automóveis nas vias, sendo que a maioria das cidades pelo Brasil vem adotando esse mecanismo.
A lei ressalta o seguinte: “área delimitada por 2 (duas) linhas de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos”, destaca o CTB.
Apesar da exclusividade, o anexo é apenas uma definição para o código. Assim, para aqueles motoristas que às vezes param nesta área de espera, ficar neste lugar não constitui uma infração de trânsito e também não gera multas.
Importância da área de espera
Apesar de não ser uma infração da lei, os automóveis não devem frequentar a área de espera dos motociclistas. Isso ocorre porque, como as motos são veículos pequenos e podem passar com facilidade entre os carros, elas acabam sempre ficando na frente, o que gera uma maior fluidez no trânsito.
A área de espera para motociclistas também auxilia no combate a acidentes de trânsito nas vias. Antes, os motoqueiros muitas vezes paravam no meio ou ao lado dos automóveis e os acidentes eram inevitáveis. Com as motos ficando na frente, o risco é um pouco menor e as ruas ficam um pouco mais seguras para ambos os lados.
Prova disso foi no Ceará. A prefeitura da capital Fortaleza divulgou que, depois da implementação das áreas de espera, a cidade teve uma redução no número de acidentes. “Um estudo da AMC revelou que o número de acidentes com vítima caiu 33,3% nos cruzamentos sinalizados com esse dispositivo”, destacou a prefeitura.