Sede do Irga em Porto Alegre, receberá participantes de países como Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Uruguai de 2 a 4 de abril
| Foto: Paulo Rossi / Federarroz / CP
De 2 a 4 de abril, o Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) receberá convidados de seis países para discutir tecnologias mitigadoras da emissão de carbono em lavouras de arroz. O workshop intitulado “Taller de trabajo para promover una producción sustentable de arroz en América Latina y El Caribe” (Workshop para promover a produção sustentável de arroz na América Latina e no Caribe) faz parte do projeto Global Methane Hub e contará com representantes do Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Uruguai, além do Brasil.
Foram convidados produtores, pesquisadores, membros de governos e integrantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) de cada um dos países. Do Brasil, já estão confirmados participantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi). Esta é a primeira vez que esse evento é realizado no Brasil. No ano passado, o workshop ocorreu no Equador.
A programação começa na manhã da próxima terça-feira (2), na sede administrativa do Irga, no bairro Navegantes, em Porto Alegre. Neste dia, os temas envolverão trabalho em grupo por país sobre visão futura da cadeia do arroz em nível nacional. Na quarta-feira (3), estão agendadas visitas a propriedades produtoras de arroz no município de Mostardas, na região da Planície Costeira Externa. No último dia (4), durante a manhã, a programação prevê nova rodada de discussões na sede do instituto.