Recentemente, o Governo Federal divulgou novas informações sobre o recadastramento do Cadastro Único. Em algumas cidades, os agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) irão realizar visitas domiciliares na residência de muitos beneficiários com cadastro irregular.
O Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social desempenha um papel fundamental na garantia de que os programas sociais do governo alcancem efetivamente aqueles que mais necessitam. Neste caso, uma das principais ferramentas para assegurar isso é o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que serve como uma base de dados para a distribuição de benefícios como o Bolsa Família, entre outros.
Com o objetivo de manter as informações do CadÚnico atualizadas e precisas, o Ministério tem implementado visitas domiciliares em diversas regiões do país. Dessa forma, as visitas têm diversos propósitos, sendo o principal deles a verificação e atualização das informações das famílias cadastradas.
O processo de atualização acontece para garantir que os benefícios sejam distribuídos de forma justa e eficiente, atendendo às necessidades reais das famílias. Assim, caso aconteça quaisquer mudanças na composição familiar, renda e outras informações relevantes podem ocorrer ao longo do tempo, e é importante que tais mudanças sejam refletidas devidamente no cadastro.
Além disso, as visitas também têm como objetivo identificar possíveis irregularidades ou inconsistências nos dados cadastrais, fornecer orientações sobre os programas sociais disponíveis e esclarecer dúvidas das famílias.
As visitas são realizadas seguindo alguns critérios, como possíveis inconsistências nos dados cadastrais ou ausência de atualização das informações nos últimos dois anos. As famílias selecionadas são devidamente notificadas e podem esperar a visita de agentes identificados para conduzirem a verificação.
Aplicativo do Cadastro Único
A partir de 2024, o processo de inscrição no Cadastro Único ficou mais acessível, eliminando a necessidade de deslocamento. Dessa forma, o governo anunciou a reformulação do aplicativo do Cadastro Único, sendo assim os cidadãos de baixa renda podem agora realizar seu cadastro ou atualizar informações utilizando apenas um dispositivo móvel.
Anterior a mudança, o site do Cadastro Único já estava em funcionamento e a população podia acessá-lo. Porém, contava com recursos e tecnologias desatualizadas, o que dificultava a transmissão de informações precisas, além de não atender de forma adequada as demandas dos beneficiários.
Nesse sentido, após a mudança, os beneficiários podem acessar o aplicativo e realizar a consulta dos dados, além de outras ferramentas. Confira quais são as informações fornecidas pelo aplicativo:
- Consulta de benefícios pelo CPF;
- Consulta simples de benefícios;
- Consulta completa de benefícios;
- Pré-cadastro;
- Comprovante de cadastro;
- Atualização cadastral por confirmação;
- Meus benefícios;
- Postos de atendimento.
Agora, tanto o site quanto o aplicativo estão reformulados, ambos oferecem as mesmas funcionalidades. Além disso, a novidade da vez é a introdução do pré-cadastro, possibilitando que os usuários realizem o cadastro de forma online. Dessa forma, a visita ao CRAS é necessária apenas para a avaliação complementar, otimizando o procedimento.
Segundo informações do Ministério da Cidadania, essa nova funcionalidade tem o objetivo de diminuir as filas e o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que as famílias chegam ao local com o pré-cadastro já concluído. Apesar disso, a realização do pré-cadastro não exclui o comparecimento ao CRAS, o Responsável Familiar terá um prazo de 120 dias para comparecer ao posto de atendimento e finalizar o cadastro no Cadastro Único.