Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, a circulação dos trens da Linha 11-Coral da CPTM esteve parcialmente interrompida devido a problemas técnicos no sistema de energia, conforme informado pela própria CPTM.
As transferências entre as Linha 11-Coral e a Linha 3-Vermelha nas estações Cortinthians-Itaquera e Tatuapé foram liberadas.
Entre 07h00 e 07h44, os trens não circularam entre as estações Luz e Tatuapé. Às 07h52, a CPTM anunciou que os trens estavam seguindo até a estação Brás.
Às 08h10, a CPTM começou a intercalar a operação da Linha 11-Coral, com um trem seguindo até a estação Brás e outro até a estação Luz.
Às 09h10, a operação da Linha 11-Coral entrou em processo de normalização.
A interrupção foi causada por um ato de vandalismo, onde um objeto foi arremessado na rede aérea de energia na região da Luz, resultando em um curto nos cabos, conforme nota divulgada pela CPTM (vídeo mais abaixo).
Devido a essa ocorrência, o Serviço 710 operou com restrições de velocidade entre as estações Luz e Brás e o Expresso Aeroporto segue suspenso. No entanto, a Linha 12-Safira opera regularmente.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram que alguns passageiros precisaram caminhar sobre os trilhos devido à ocorrência.
Confira nota completa atualizada às 09h10:
A circulação de trens da Linha 11-Coral está em processo de normalização.
Das 7h às 9h10 da manhã desta sexta-feira (28/03), a circulação da Linha 11-Coral foi prejudicada por um ato de vandalismo com um objeto jogado na rede aérea de energia que causou um curto circuito e rompeu um cabo. Para facilitar a movimentação dos passageiros, as transferências para o Metrô nas Estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera foram liberadas no período.
Os trens do serviço 710 circularam com velocidade reduzida no trecho entre Brás e Luz e o serviço Expresso Aeroporto continua suspenso.
A CPTM lembra que muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 196km de vias. A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações.
Confira o vídeo com o objeto jogado na rede aérea: