O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), determinou auditoria contábil e técnica junto à concessionária Águas Cuiabá, responsável pela água e esgoto da cidade. A medida foi tomada no dia em que os vereadores determinaram que representantes da empresa e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) sejam convocados a dar explicações sobre a má qualidade do serviço prestado.
A situação precária com que os cuiabanos são atendidos é alvo de críticas há tempo, mas o estopim para a adoção de medidas foi a falta de água em 137 bairros durante o fim de semana. Além disso, obras de recapeamento nas ruas e implantação de saneamento básico também são questionadas pela população.
Leia também -Diretores de concessionária e Arsec serão convocados a dar explicações na Câmara
A auditoria será realizada pela Arsec com a contratação de auditores externos e o relatório deve ser concluído em 90 dias.
“O serviço prestado tem sido insatisfatório e vem causando transtornos significativos à população. Avançamos na universalização do abastecimento de água na cidade, mas é inegável que falhas estão ocorrendo. Não poderia me omitir frente a esse cenário”, disse o prefeito.
Em dezembro de 2021, em razão de problemas apresentados também na oferta de serviços, Emanuel Pinheiro determinou a suspensão das obras pela Concessionária pelo prazo de noventa dias para que as falhas, até então, detectadas, fossem saneadas.