(Aman/Espcex/2024) Aquífero pode ser definido como uma “zona encharcada do subsolo, ou seja, camada de solo cujos poros encontram-se saturados de água. Os aquíferos podem ser profundos ou mais próximos da superfície”.
(Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo: Ática, 2018, p. 156).
Sobre os aquíferos, pode-se afirmar que:
A) O aquífero Grande Amazônia é um reservatório de água subterrâneo que ocupa somente áreas do território brasileiro.
B) O aquífero Guarani é um dos maiores sistemas aquíferos do mundo, com extensão provável de 1,2 milhão de km² e abrange áreas do Peru, do Equador, da Argentina, do Uruguai e do centro-sul do Brasil.
C) Os aquíferos são reservas estratégicas de recursos hídricos, uma base natural decisiva para o desenvolvimento econômico e o abastecimento doméstico. A sua preservação depende de um planejamento a longo prazo, evitando a contaminação dos lençóis subterrâneos.
D) Nos períodos de estiagem, o nível freático dos aquíferos eleva-se e, na época mais chuvosa, abaixa.
E) A maior demanda por água na área do aquífero Guarani ocorre no centro-sul e no nordeste brasileiro, que concentram grande parcela da população e as mais importantes zonas agrícolas do país.
RESOLUÇÃO:
Os aquíferos correspondem a grandes estoques de água, armazenda em rochas e em grande profundidade, sendo que os aquíferos porosos em bacias sedimentares é que são usados pela espécie humana para diversas finalidades, inclusive, abastecimento.
A boa qualidade da água depende de uma série de cuidados, em especial com a água de recarga, que é a que infiltra e abastece o aquífero.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre uso de águas subterrâneas, do Enem 2014-PPL
– Questão resolvida sobre bacias hidrográficas, da Unesp 2018
– Questão resolvida sobre defensivos e contaminação da água, da Anhembi Morumbi
Anúncio. Role para continuar lendo.