Ao todo, 51 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de bebida alcoólica entre sexta-feira (15) e a madrugada desta segunda-feira (18), no Distrito Federal. O responsável pelo trabalho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) afirmou que dois condutores foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia por apresentarem índice de alcoolemia considerado crime.
As operações contaram com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ocorreram nas cidades de Águas Claras, Taguatinga, Gama, Park Way e Plano Piloto, com 285 abordagens, 11 condutores foram autuados sem habilitação e 15 motociclistas por estarem com o escapamento da motocicleta irregular. Foram removidos aos depósitos 33 veículos e motocicletas pelas equipes de policiamento e fiscalização do departamento.
O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Clever de Farias Silva, destaca o objetivo das operações. “Essas ações têm o objetivo para abordar os condutores embriagados e evitar que essa conduta imprudente possa causar acidentes graves nas vias urbanas do Distrito Federal”.
Escapamento
Segundo o inciso XI do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante configura infração de natureza grave, penalizada com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
*Com informações da Agência Brasília