Reconhecer os sintomas de espionagem pode te ajudar a evitar o vazamento de dados e proteger seu smartphone.
Nos últimos anos, o mercado de smartphones teve um salto tecnológico significativo. Afinal, engenheiros e desenvolvedores lançam cada vez mais ferramentas para facilitar a vida dos usuários, sobretudo no Android e iOS.
No entanto, esse avanço também possibilita a criação de programas maliciosos, como os malwares de espionagem.
Tais softwares podem passar de forma imperceptível pelos sistemas, então exigem estratégias e hábitos para evitá-los.
Além disso, especialistas apontam a importância de saber identificá-los. Por isso, vamos apontar a seguir sobre o que atentar para não ser hackeado.
Saber como identificar esse problema é tão importante quanto evitá-lo – Imagem: Diego Maravilla/Canva Pro/Reprodução
Seus dados acabam muito rápido
Já se perguntou por que seus dados móveis estão acabando muito rápido? Bem, se não estiver com nenhum aplicativo aberto ou em segundo plano, pode ser um sinal de que está sendo espionado.
Isso porque os ciberataques costumam ativar algumas funções do dispositivo, como o GPS. Logo, a internet móvel acaba sendo utilizada sem você perceber.
Felizmente é possível acabar com esse problema sem muita dificuldade. Basta ir até as configurações e analisar o uso de dados. Dessa forma, poderá desinstalar aqueles apps que consomem sua rede, mesmo quando estão sem uso.
A bateria não dura muito tempo
Se o celular está descarregando muito rápido, é bem provável que algum programa esteja sendo executado em segundo plano.
Muitas vezes, é possível finalizá-los sem trabalho, mas alguns são praticamente indetectáveis, sobretudo nos aparelhos Android. Assim, acabam consumindo bastante bateria.
Porém, é importante consultar um especialista, visto que esse problema pode ocorrer por outros motivos, como uma nova atualização. Já quando a tela acende ou apaga sem a sua permissão, é ainda mais provável que seja espionado.
Nesses casos, além de deletar arquivos e programas suspeitos, optar por uma formatação pode ser a melhor solução.
O aparelho trava muito
Acompanhado do problema na bateria, a queda de desempenho também deve ser avaliada com cuidado.
Se você se depara com muitos travamentos e processos encerrados, um malware pode estar agindo em seu smartphone.
Caso tais sintomas apareçam após o download de algum aplicativo, sobretudo em lojas não oficiais, deve-se fazer uma verificação completa e até mesmo consultar um profissional.