Apple alerta sobre os riscos de usar o aparelho durante o carregamento e fornece dicas para um procedimento seguro. Confira!
É notório que muitas pessoas têm o hábito de usar o celular enquanto ele carrega, seja antes de dormir ou logo ao acordar. Porém, tal costume é desaconselhado por especialistas na área.
Recentemente, a Apple atualizou seu manual de instruções para o iPhone e trouxe um alerta para seus consumidores sobre os perigos de manter o aparelho próximo ao corpo durante o carregamento.
Segundo informações da empresa, o dispositivo, o cabo e o carregador podem chegar a altas temperaturas e, se estiverem em constante contato com a pele, podem causar irritações ou até queimaduras.
Especialmente se o indivíduo dormir com o celular em processo de carregamento sob o travesseiro, ação totalmente reprovada pela empresa.
Como deve ser o carregamento do celular?
O manual da empresa oferece instruções claras a esse respeito!
“Não durma em cima de um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, e não os coloque sob um cobertor, travesseiro ou corpo, quando estiver conectado a uma fonte de energia”, apresenta o texto.
Zelando a segurança dos usuários, também é sugerido que, durante o processo de carregamento, o celular fique virado com a tela para cima, em um ambiente com boa ventilação.
Além disso, deve ser evitado o contato direto com a cama, os lençóis e os travesseiros.
Instruções sobre uso de celular são indispensáveis – Imagem: Reprodução
Alertas da Anatel e incidentes internacionais
Tal orientação está alinhada com as diretrizes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O órgão ressalta a importância de não recarregar a bateria do aparelho em ambientes confinados, como bolsas, calças, gavetas e caixas, pois o calor gerado pelo carregamento da bateria necessita ser dissipado.
“O superaquecimento da bateria pode resultar em fogo ou explosão”.
Em 2016, o departamento de polícia de Nova York divulgou fotos de um travesseiro e colchão queimados, resultado do superaquecimento de um celular.
Além disso, em 2019, uma adolescente de 14 anos no Cazaquistão morreu dormindo, após a explosão da bateria do aparelho, que estava sob o travesseiro enquanto carregava.
Por isso, é necessário conscientização sobre os cuidados no uso do aparelho, especialmente durante o carregamento, para evitar acidentes e danos à saúde.
É recomendado seguir as orientações das próprias fabricantes e organizações competentes, fazendo o uso seguro dos dispositivos.