Depois de um desempenho decepcionante na pré-temporada de 2024 da Fórmula 1 em Sakhir, a Alpine confirmou suas dificuldades neste sábado (2), apresentando uma performance extremamente fraca na etapa de abertura do campeonato deste ano, o Grande Prêmio do Bahrein. Além disso, o período pós-corrida mostrou ainda mais a situação da equipe francesa na categoria.
Segundo o site Motorsport.com confirmou que o diretor técnico da Alpine, Matt Harman, e o aerodinamicista-chefe da equipe, Dirk de Beer, estão deixando a escuderia azul da elite global do automobilismo.
A revelação ocorre após os dois pilotos da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly, ambos franceses, terminarem a corrida no Bahrein em 17º e 18º lugares, respectivamente. No entanto, de acordo com informações obtidas pela reportagem, as saídas de Matt e Dirk já estavam encaminhadas antes do Grande Prêmio, devido ao fracasso do A524.
Decisão já havia acontecido antes
Fontes informaram ao site que os dois engenheiros haviam apresentado suas demissões no mês anterior, antes da equipe partir para o Bahrein. No entanto, ainda não houve uma confirmação oficial das “separações”, e é entendido que ambos podem permanecer em seus cargos por mais algum tempo.
Desde a estreia do modelo A524, a Alpine estava ciente das dificuldades que enfrentaria. No entanto, além de se distanciar do grupo líder, a equipe francesa se encontrou no final do grid da principal categoria do automobilismo mundial.
Chefe da escuderia, o francês Bruno Famin revelou: “Sabíamos que o início da temporada seria difícil e tem sido o caso no Bahrein. Dito isso, estamos fazendo tudo com o que temos e continuaremos encontrando melhorias e progredindo cada vez que estivermos na pista”.