É muito importante conversar com alguém que você confie e não hesite em pedir ajuda | Foto: Freepik
A família de um jovem de 18 anos foi procurada pela Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) depois que uma investigação identificou que o rapaz estava anunciado o próprio suicídio na internet. Os pais foram comunicados do fato nessa terça-feira (27) e orientados a procurar uma rede de apoio especializada para que o jovem receba acolhimento e tratamento psicológico.
De acordo com a PC, o jovem utilizou a Deep Web e a ação foi identificada pelo trabalho de inteligência e monitoramento realizado por policiais no campo virtual.
O delegado Thales Araújo fez um alerta para que pais fiquem atentos ao que os filhos estão acessando e publicando na internet. Ele também aconselha aos pais e responsáveis a ampliarem o controle e diálogo com os filhos sobre os conteúdos que eles assistem em redes sociais, tanto pelo celular quanto computador. “Neste atual momento, é necessário atenção redobrada, e é de grande importância manter uma amizade e diálogo com os filhos”, disse a autoridade policial.
A identificação do caso contou com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina e do Laboratório de Operações Cibernéticas de Brasília. “Por se tratar de uma pessoa natural de Alagoas, a Dinpol foi acionada e prontamente deu início a uma investigação e conseguiu localizar o jovem, que reside em Maceió”, informou a PC/AL.
Veja como procurar ajuda:
“Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis e pode ser muito difícil saber o que fazer e como superar esses sentimentos, mas existe ajuda disponível. É muito importante conversar com alguém que você confie. Não hesite em pedir ajuda, você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte”, traz o alerta do Ministério da Saúde (MS).
Assista abaixo um vídeo do Centro de Valorização à Vida (CVV) em Parceria com o Unicef:
Quando você pede ajuda, você tem o direito de:
- Ser respeitado e levado a sério;
- Ter o seu sofrimento levado em consideração;
- Falar em privacidade com as pessoas sobre você mesmo e sua situação;
- Ser escutado;
- Ser encorajado a se recuperar.
Onde buscar ajuda:
- CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
- UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
- Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).
Centro de Valorização da Vida – O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. As ligações para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Mais informações aqui.