Após a jornalista Fernanda Gentil revelar nesta segunda-feira (26) que foi diagnosticada com a Paralisia de Bell, a doença é um dos principais assuntos buscados no Google hoje (27), aponta um levantamento feito pelo R7 com auxílio do Google Trends, ferramenta que monitora as principais buscas da plataforma.
O pico de buscas foi registrado às 10h da manhã de hoje. Os cinco estados que mais buscaram pelo termo “Paralisia de Bell” até 12h10 desta terça são: Roraima, Rondônia, Distrito Federal, Amazonas e Ceará, apontou o Google Trends.
Entre as pesquisas relacionadas estão: Fernanda Gentil, Paralisia de Todd e o que é paralisia de Bell. Já os assuntos relacionados em destaque são: Fernanda Gentil jornalista e apresentadora e Herpes Zoster. Confira:
Sobre Paralisia de Bell
A Paralisia de Bell é o enfraquecimento repentino ou a paralisia dos músculos em um lado da face devido à disfunção do sétimo nervo craniano (nervo facial), de acordo com o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.
Esse nervo é responsável pelos movimentos do rosto, estimula a salivação e as glândulas lacrimais e tem funções auxiliares no paladar e na audição.
Os sintomas incluem dor atrás dos olhos, que evolui para fraqueza moderada e até completa de apenas um dos lados do rosto. O resultado é que a face fica lisa, sem expressão.
Apesar disso, alguns pacientes sentem a face torcida. Segundo o Manual MSD, isso ocorre “porque os músculos da parte não afetada têm tendência a direcioná-la nesse sentido, sempre que realizam uma expressão facial”.
A maioria das pessoas se recupera completamente depois de vários meses, com ou sem tratamento. Medicamentos corticosteroides podem ser usados, sob orientação médica, além de fisioterapia.