Wout van Aert conquistou sua primeira vitória em Clássica de 2024. O líder da Visma-Lease a Bike venceu a Kuurne-Bruxelas-Kuurne ao derrotar os companheiros de fuga Tim Wellens e Oier Lazkano em um sprint a três. O trio pedalou mais de oitenta quilômetros à frente.
A corrida na Bélgica começou com uma série de ataques e ciclistas tentando se posicionar na fuga. Conscientes das subidas iniciais do dia, que poderiam ser decisivas para a corrida, muitos ciclistas queriam garantir uma vantagem sobre o pelotão. Isso resultou na neutralização de vários ataques.
Visma assume o comando da corrida
Com cerca de 95 quilómetros para o final, houve uma queda no pelotão que causou uma separação. Uma pequena fuga que havia se formado foi capturada e a Visma-Lease a Bike acelerou, dividindo ainda mais o pelotão.
Com 88 km para o final, Wout van Aert atacou, seguido por Tim Wellens, Oier Lazkano e Laurence Pithie. Eventualmente, Pithie foi deixado para trás, restando três corredores na frente, que acabou alcançado por Matteo Jorgenson e Matej Mohoric vindo de trás.
Van Aert vence após resistir a ataques
No entanto, a vantagem do trio da frente estava aumentando e a vitória estava à vista. Os perseguidores foram sendo capturados pelo pelotão, mas a vantagem era muito grande em direção ao final. Wellens lançou um ataque com pouco mais de três km para o final numa tentativa de desgastar Van Aert, mas o belga respondeu prontamente enquanto Lazkano tinha dificuldades em acompanhar.
Lazkano tentou surpreender com um ataque tardio, mas sem sucesso. Van Aert o seguiu e depois venceu o sprint, batendo Wellens e o campeão espanhol. Christophe Laporte foi o melhor do pelotão que chegou logo após.