O Ministério da Educação vai divulgar na tarde desta terça-feira (30) os resultados da primeira chamada do Sisu (Sistema Unificado de Seleção) de 2024. O programa oferece vagas em instituições de ensino superior com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os nomes dos classificados serão publicados no Portal Único de Acesso.
A pasta também abre as listas de espera para quem não conseguiu uma vaga na primeira chamada. Para esta edição, são mais de 260 mil vagas em 6.800 instituições públicas de ensino superior.
Em dezembro, o MEC divulgou que o programa terá somente uma edição por ano a partir de 2024. A mudança foi discutida em setembro pelo ministério junto a outras instituições públicas. O objetivo é aperfeiçoar o Sisu, segundo a pasta.
Ainda no ano passado, o MEC anunciou que aplicaria novas regras da Lei de Cotas para o Sisu, também a partir deste ano. Desta forma, todos os participantes serão primeiramente classificados como ampla concorrência, independentemente de atenderem aos critérios de cotas. As vagas reservadas para cotistas serão avaliadas em um segundo momento.
Confira o calendário do Sisu 2024
• Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
• Divulgação do resultado: 30 de janeiro
• Período de matrícula: de 1º a 7 de fevereiro
• Manifestação de interesse na lista de espera: de 30 de janeiro a 7 de fevereiro