Mais de 15 mil policiais uniformizados e à paisana vão reforçar a segurança durante o Carnaval no estado de São Paulo, segundo informou nesta terça-feira (30) o governo local. A ação que intensifica o policiamento vai ocorrer ao longo de 16 dias, entre este sábado (3) e o próximo dia 18.
Nas festividades realizadas nas ruas, os foliões vão contar com policiamento de aproximação, feito por policiais a pé. Os agentes, segundo o governo, vão circular uniformizados por locais estratégicos e de grande aglomeração. Haverá ainda policiais à paisana, em meio ao público, para observar atitudes suspeitas e alertar a central de operações.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar vai atuar especialmente no combate à receptação e roubo de celulares, um dos crimes mais comuns no período do Carnaval.
Além do roubo de celulares, as autoridades alertam para os foliões ficarem atentos aos golpes praticados por criminosos que se passam por ambulantes com o objetivo de trocar os cartões utilizados pelas vítimas na hora de pagar por mercadorias.
No último fim de semana, a Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco homens que se passavam por vendedores para aplicar esse tipo de golpe financeiro.