publicidade
Enfrentar infiltrações durante o período de chuvas pode ser um desafio significativo para os proprietários de imóveis. Essa condição pode não apenas comprometer a integridade estrutural , mas também resultar em problemas de saúde, como o surgimento de mofo. Por isso, é crucial compreender as medidas apropriadas a serem tomadas durante as chuvas para evitar danos adicionais e garantir uma solução eficaz para o problema. Sendo assim, confira o que fazer em caso de infiltração no período de chuvas.
Leia também: 5 dicas para fazer o sabão de lavar roupa durar mais.
O que é a infiltração?
Dentro da construção civil, a infiltração pode ser definida como algum fluido que permeia pelos espaços vazios de algum corpo sólido. O caso mais comum é a água da chuva que infiltra as paredes das residências, mas ela também pode ocorrer em lajes e alvenarias.
Neste caso específico, estamos falando de uma infiltração que ocorre de fora para dentro, mas ela também pode acontecer de dentro para fora, quando danos na rede hidráulica aparecem, resultando em vazamentos contínuos.
Como identificar?
Identificar uma infiltração não é tarefa difícil. O primeiro passo é perceber que a parede está úmida, fugindo da normalidade. Essa percepção pode ser realizada com o passar das mãos. Se a infiltração prosseguir, pequenas bolhas de água vão se formando nas paredes, fazendo com que o rejunte ou argamassa sofram transformações. Em alguns casos, as paredes descascam, mostrando o reboco.
Por fim, a infiltração pode provocar mofos, que são tipos diferentes de fungos considerados o terror de algumas casas. Quando isso acontece, manchas esverdeadas aparecem.
O que fazer no período de chuvas?
O mais ideal é esperar que a temporada de chuvas passem. Além de ser pouco viável mexer nas construções durante esse período, a atividade pode resultar em acidentes sofridos pelos pedreiros. Quando a chuva passar, entre em um contato com algum profissional da área. Afinal, o bolor causado pela umidade na parte externa da parede oferece riscos à saúde.
O mais recomendado, então, é realizar a recuperação da área infiltrada e aplicar a impermeabilização na parede. Mas, como isso deve ser realizado? O mais indicado é que a impermeabilização seja realizada no ato da construção, pois, assim, evita problemas maiores.
No entanto, como a estrutura após a infiltração já está danificada, sugere-se a aplicação por sistemas rígidos ou flexíveis. A escolha final depende das condições de arcabouço e ambiente a que a superfície está submetida: teor de umidade, incidência de chuva e outras intempéries, tendência à movimentação da estrutura, etc. Nos dois casos, há a necessidade da aplicação de obra, pois é preciso retirar completamente o bolor e a superfície afetada.
De qualquer forma, reiteramos mais uma vez: não deixe de consultar um profissional assim que o problema surgir.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher
Compartilhe essa Notícia
publicidade