Um costume de muitas pessoas é deixar o celular carregando a noite toda, e a maior preocupação é se isso pode afetar a vida útil da bateria e a segurança do dispositivo. Será? Veja se existe algum problema em carregar o aparelho depois que a carga atinge 100% e quais são as práticas mais recomendadas.
Leia mais: O que vai 1º: carregador na tomada ou no celular? Muita gente faz errado
A vida útil da bateria é afetada por vários fatores, e grandes marcas como Apple e Samsung recomendam evitar ciclos completos de carga para maximizar a saúde da bateria. Ou seja, um ciclo completo é quando ela zero por inteiro ou ao atingir a carga de 100% de carregamento.
Vida útil da bateria
Carregar o celular durante a noite pode ter alguns efeitos negativos no telefone, mesmo que não seja necessariamente perigoso. Um efeito é que a bateria pode se desgastar mais rápido.
Isso porque as baterias de íon de lítio, usadas na maioria dos celulares modernos, têm um número limitado de ciclos de carga. Cada vez que a bateria é carregada, ela perde um pouco dessa capacidade de armazenamento de energia.
Assim, o maior problema é que carregar o celular a noite toda pode prejudicar a vida útil da bateria, que irá se desgastar mais rapidamente e precisará ser substituída mais cedo.
O recomendado pelos especialistas no assunto é carregar até 80% e não deixar a carga cair abaixo de 20% para prolongar a vida útil. Em relação à segurança, o excesso de carregamento raramente causa problemas graves, como explosões ou incêndios, por conta dos sistemas de segurança embutidos nos aparelhos.
Para cuidar mais e melhor da vida útil da bateria do seu celular, evite o carregamento rápido e constante, em partes. Ainda, desative os recursos não utilizados, ajuste o brilho da tela e use os modos de economia de energia. Com alguns ajustes, você consegue melhorar a vida útil da bateria e garantir o uso do aparelho por muito mais tempo.