Para quem usa o Google Maps no Android, há uma novidade saindo do forno! O app lançou um recurso que usa Bluetooth para ajudar na navegação, principalmente quando o sinal de GPS não está disponível ou é fraco.
Como funciona o Bluetooth no Maps
O que esse novo recurso faz é usar sensores de Bluetooth, chamados “beacons”. Esses pequenos dispositivos economizam energia e enviam sinais constantes para o seu celular. Quando o seu telefone capta esses sinais, eles ajudam a melhorar a localização do Maps, principalmente em lugares onde o GPS não chega direito, como em túneis.
A utilidade dos sensores em túneis
Imagine que você está dirigindo por um túnel e de repente o GPS para de funcionar. Mesmo que o túnel tenha só uma direção, isso pode confundir o sistema de navegação. É aqui que os sensores Bluetooth entram em ação, garantindo que você saiba exatamente onde está.
Waze: a inspiração do Google Maps
Se você acha que já viu algo parecido, está certo! O Google, que também é dono do Waze, pegou a ideia desses sensores do próprio Waze. Aliás, o Waze já usa esses “Beacons” em vários túneis pelo mundo, inclusive no Rio de Janeiro.
Uso gratuito, sem a necessidade de instalações extras
O legal é que usar os sensores Bluetooth no Google Maps não custa nada e nem precisa de nenhuma instalação extra no seu celular. Só que, por enquanto, essa função não vem ativada automaticamente no Android. Para ligá-la, você tem que ir nas configurações de navegação do app e ativar a opção “Sensores Bluetooth em túneis”.
Lançamento gradual para usuários de Android
A atualização com essa novidade já começou a chegar para quem usa tablets e celulares com Android. No entanto, ela está sendo liberada aos poucos. Assim, pode ser que alguns usuários demorem um pouco mais para receber essa função.