Ator encena peça de Stephen Sondheim, licenciada pela Broadway e fidedigna ao texto original do autor: ‘Florianópolis nunca recebeu um evento tão elegante’, garante
Com estreia marcada para o próximo dia 26 no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, o musical “Into The Woods – Pela Floresta” significa várias “primeiras vezes” ao ator e dublador Saulo Vasconcelos – que já ocupa o posto de primeiro Fantasma da Opera tupiniquim.
Nunca antes ele se apresentou na Ilha de Santa Catarina. Ou realizou dois papéis distintos numa única peça. Mas, ainda mais simbólico, Vasconcelos vive um sentimento de realização por encenar em uma peça do nova-iorquino Stephen Sondheim. “Era um sonho meu”, enfatiza.
Ator foi o primeiro Fantasma da Ópera e agora encena, pela primeira vez, um peça de Stephen Sondheim – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Sondheim, que faleceu aos 91 anos em 2021, é um dos autores mais consagrados de musicais da Broadway, responsável também por sucessos West Side Story e Company. Dentre as suas marcas, estão o rigor com a música e o foco nas relações humanas, características que se sobressaem aos efeitos especiais, destacam os críticos.
“Os musicais podem não ser os mais tão famosos. Mas, artisticamente, são indescritíveis. As músicas são elegantes, rebuscadas”, reforça Vasconcelos.
A experiência no Teatro Ademir Rosa será fidedigna ao texto original. Como o musical dirigido por Rodrigo Marques é licenciado pelo Teatro da Broadway – é a primeira peça com esse “selo” exibida em Florianópolis – o público ter acesso direto à “elegância” do texto, uma vez que os produtores têm o direito de utilizar o texto e as canções originais.
“Quando não é licenciado, a peça se torna um ‘bem bolado’ de músicas. Você pega highlights [destaques] das músicas originais e faz um espetáculo do zero”, diferencia Vasconcelos. “Garanto que Florianópolis nunca recebeu um espetáculo ou evento tão elegante”, garante o ator.
Ator vive lobo-mau e príncipe. Pela primeira vez, encara um papel duplo – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Lobo-mau e príncipe
O enredo de Into The Woods conta a história de um casal em apuros, em meio a um crossover de personagens clássicos dos contos de fadas. A dupla tenta quebrar uma maldição lançada por uma bruxa que os impede de ter filhos.
Vasconcelos é responsável por dois personagens. Ele sobe ao palco primeiro incorporando um animal, o lobo-mau, do clássico Chapeuzinho Vermelho. Depois, como príncipe da Cinderela. Para dar conta do desafio e garantir a perfeição, a equipe ensaia desde novembro. São dois ensaios por semana, durante 10 horas por dia.
Durante todo este período, Vasconcelos está hospedado no bairro Santa Mônica. Nos demais dias da semana, ele dá conta, remotamente, de compromissos em São Paulo e Brasília. “Espero que Florianópolis se torne uma terceira cidade. A cidade é muito linda, as pessoas são incríveis. Mas faz um calor úmido. É uma sensação de estar uma sauna”.
Peça segue em cartaz até 31 de janeiro em Florianópolis
O espetáculo segue em cartaz até o dia 31 de janeiro – os ingressos já estão esgotados. Toda a orquestração ficará a cargo da Camerata Florianópolis. Há diversos artistas catarinenses no elenco, como a cantora Laura Padaratz e o cantor Murillo Ferraz, que venceu o reatity “Canta+”), além de Mércia Maruk e Amanda Amâncio.