A campanha “Meu Mundo Mais Limpo” que acontecia apenas na zona rural do município, passa a ser realizada também na área urbana em 2024
O município Bandeirante, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, recolheu, em 2023, 22,5 mil toneladas de resíduos sólidos nas comunidades rurais da cidade.
Campanha recolheu 22,5 mil toneladas de resíduos que seriam descartados de maneira incorreta – Foto: Epagri /Reprodução/ND
A campanha “Meu Mundo Mais Limpo” é realizada há mais de uma década no município e, desde então, busca conscientizar sobre o descarte correto de materiais, como lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, botas de borracha, vidros, ferro, alumínio, eletroeletrônicos, plástico, papel e papelão.
Segundo a extensionista social da Epagri em Bandeirante, Francisca Freiberger, é importante olhar para o que ainda é possível melhorar. “Precisamos acordar para preservar o que ainda nos resta do meio ambiente e recuperar o que é possível”, relata.
No ano de 2023, a campanha recolheu 1.889 unidades de lâmpadas e 48 kg de pilhas. O recolhimento de resíduos sólidos iniciou em 2011. E desde então, são divulgadas as datas, roteiros e quais os materiais serão recolhidos.
O objetivo da campanha, que é idealizada pela Secretaria Municipal de Agricultura do município de Bandeirante e Epagri, é reduzir o descarte incorreto dos resíduos.
Francisca explica que todo o material recolhido através da campanha passa pela separação, identificação e acondicionamento. Além disso, ressalta que as famílias já aderem de forma espontânea a campanha e que eles têm a consciência que o descarte correto do lixo que produzimos é uma maneira de contribuir no cuidado com o meio-ambiente.
A campanha “Meu Mundo Mais Limpo” em 2024
Para a campanha que acontece ao longo deste ano foi criada uma temática, que é “Do Campo Para a Cidade”. A intenção foi ampliar a ideia para a área urbana do município, seguindo os mesmos padrões de coletas do meio rural.
A Vigilância Sanitária de Bandeirante aderiu a campanha, e estão realizando o trabalho de sensibilização da população perante a importância de separar os resíduos corretamente. O intuito é que o município todo crie uma consciência ambiental.