O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou a realização de lives informativas sobre o Concurso Nacional Unificado, conhecido como o “Enem dos concursos”. A primeira transmissão ao vivo ocorreu nesta quinta-feira (11) e explicou as informações principais dos editais publicados. A pasta deve realizar ainda uma live para cada um dos oito editais específicos. Outra transmissão específica sobre o cálculo da pontuação da prova também está prevista.
Na live desta quinta-feira, Pedro Assumpção, assessor da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, tirou dúvidas sobre a estrutura dos editais e explicou como serão as provas. “A principal inovação é que a gente vai poder utilizar as listas de classificação do concurso para ocupação de vagas em cargos temporários no governo”, afirma.
Ele explicou ainda que, caso o candidato aceite o cargo temporário, ele continua na lista de espera para as escolhas efetivas. Assista à live abaixo.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A prova
Ao todo, serão 6.640 vagas para 21 órgãos, com provas em 5 de maio. O maior salário inicial é de R$ 22.921,71, para o cargo de auditor fiscal do trabalho, lotado no Ministério do Trabalho e Emprego. Já o salário mais baixo é para o nível intermediário, que tem remuneração inicial de R$ 5.331,31. A expectativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é que cerca de 5 milhões de pessoas se inscrevam.
As provas serão divididas em oito blocos, cada bloco com um edital específico: infraestrutura, exatas e engenharias; tecnologia, dados e informação; ambiental, agrário e biológicas; trabalho e saúde do servidor; educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos; setores econômicos e regulação; gestão governamental e administração pública; e nível intermediário.