O refluxo gastroesofágico é uma condição que ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, causando sintomas como azia, dor no peito e dificuldade para engolir. No entanto, o refluxo pode causar outros sintomas, que muitas vezes são ignorados ou confundidos com outras condições.
O gastroenterologista Mark E. Tanchel, do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, conversou com o agregador de blogues HuffPost para explicar quais são os sinais que podem indicar que você tem refluxo.
Pressão no ouvido
“A inflamação induzida pelo refluxo aumenta a pressão e pode resultar numa sensação de obstrução nos ouvidos”, explica Tanchel.
Isso ocorre porque o refluxo pode causar inflamação na válvula que separa o esôfago do estômago. Essa inflamação pode levar a um aumento da pressão no ouvido médio, o que pode causar a sensação de que o ouvido está entupido.
Dificuldade em respirar
“A proximidade do esôfago e do sistema respiratório é a razão pela qual o refluxo às vezes pode causar dificuldade para respirar”, diz Tanchel.
Isso ocorre porque o refluxo pode causar inflamação na garganta e nas vias aéreas superiores. Essa inflamação pode dificultar a respiração, especialmente durante a noite.
Problemas dentários
“A saliva protege os dentes e fornece os materiais necessários para a remineralização dentária. O refluxo tem a capacidade de acabar com essas defesas”, explica Tanchel.
O refluxo pode causar erosão do esmalte dos dentes, o que pode levar a cáries e outros problemas dentários.
Dor no peito
“Pode ser uma manifestação de um refluxo gástrico não controlado”, diz Tanchel.
Outros sintomas
Além da pressão no ouvido e da dificuldade para respirar, o refluxo gastroesofágico pode causar outros sintomas, como:
Tosse persistente
Rouquidão
Dor de garganta
Dor de cabeça
Erupções cutâneas
Se você estiver experimentando algum desses sintomas, é importante consultar um médico para descartar outras condições e diagnosticar o refluxo gastroesofágico.
O tratamento para o refluxo gastroesofágico depende da gravidade dos sintomas. Em casos leves, mudanças no estilo de vida, como evitar alimentos e bebidas que desencadeiam o refluxo, podem ser suficientes. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos ou cirurgia.
Leia Também: Atenção a estes sinais indicadores de colesterol (perigosamente) alto