Na retrospectiva de 2023, a música “Idol”, do Yoasobi, ficou na primeira posição de 5 categorias diferentes na Billboard Japan: HOT 100, HOT Animation, TOP User Generated Songs, Ranking Anual de Músicas no Streaming, Ranking Anual de Músicas Baixadas.
Além de tudo isso, graças ao single, o YOASOBI ficou em primeiro no ranking dos 100 artistas de 2023 da Billboard Japan.
Segundo a empresa, a música foi ouvida online 527.134.965 vezes, além de ter 509.751 downloas e 148.838.759 visualizações em vídeo. Na verdade, “Idol” entrou até no Billboard Global 200 de 2023, na 42ª posição.
“Idol” também foi a música mais pesquisada globalmente no Google no ano passado (além de entrar em vários tops de vários serviços).
A canção serve como tema de abertura de Oshi no Ko, que segue sem exibição oficial no Brasil — no continente americano, o licenciamento está com o HIDIVE e existe ainda alguma expectativa da série entrar na Netflix nos próximos meses.
O single saiu digitalmente no dia 12 de abril de 2023, junto com o lançamento do animê, e logo nos primeiros dias já apareceu no topo da Billboard Japan (em relatório divulgado em 19 de abril) — pouco depois, estava na liderança no Spotify e no YouTube Music em seu país de origem.
A música é inspirada na historieta 45510, escrita por Aka Akasaka, roteirista do mangá original — e atualmente disponível gratuitamente em japonês.
O estúdio responsável é o Doga Kobo, com direção de Daisuke Hiramaki (Watashi ni Tenshi ga Maiorita!) e Saori Tachibana/Chao Nekotomi (diretora de episódios de Love is Like a Cocktail). O roteiro fica por Jin Tanaka (Kirakira Precure, Yuru Camp).
Veja mais:
⇒ Crítica | Oshi no Ko: A história que reluz como os olhos de uma idol
Fonte: ANN
Sobre Oshi no Ko
Oshi no Ko é um mangá publicado na revista semanal Young Jump, da Shueisha desde 2020, voltada para a demografia seinen, e tem autoria de Aka Akasaka (roteiro), de Kaguya-sama, e Mengo Yokoyari (ilustrações), com 13 volumes até o momento.
A série já foi indicada à 14ª edição do Manga Taisho Awards, premiação realizada por livrarias japonesas voltada para eleger um “mangá revelação” entre títulos em andamento que possuam até 8 volumes encadernados (que era o caso na época da indicação).
Na trama, o médico Goro Amemiya está responsável pelo parto em segredo da idol Ai Hoshino. Um grande fã dela, pouco antes do nascimento, o médico acaba assassinado por um stalker da celebridade, e acaba reincarnando, com todas as memórias, como um dos filhos, junto com uma antiga paciente, Sarina Tenjouji, agora chamados, respectivamente, Aquamarine Hoshino e Ruby Hoshino. E a sinopse fica por aqui para evitar um dos melhores twists da história.
Uma adaptação em animê pelo estúdio Doga Kobo estreia em abril de 2023.