As vendas de veículos na China avançaram mais uma vez em 2023, impulsionadas por medidas de estímulos do governo e promoções de vendas. As vendas no varejo de veículos de passeio no maior mercado automotivo do mundo cresceram 5,6% em relação ao ano anterior, a 21,7 milhões de unidades, segundo dados publicados pela associação local do setor nesta terça-feira, 9.
Em 2022, quando a China ainda estava sob restrições motivadas pela pandemia de covid-19, as vendas haviam subido 1,9%.
Apenas em dezembro, as vendas no varejo tiveram expansão anual de 8,5%, a 2,35 milhões de veículos, em meio a promoções de fim de ano e incentivos de governos locais.
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Apenas as vendas de carros elétricos e híbridos aumentaram 36,2% em 2023, para quase 7,74 milhões de unidades, incluindo 945 mil em dezembro.
A associação informou também que a China exportou 5,26 milhões de carros no ano passado e provavelmente assumiu a liderança mundial, com quase 1 milhão de unidades a mais do que o Japão.