Diretores de Hollywood que odeiam os próprios filmes! –
A visão de um diretor é muito importante no cinema, mas às vezes o corte final não é exatamente o que eles imaginavam. Tem diretores por aí que criticaram abertamente seu próprio trabalho e alguns realmente não gostam nada de alguns de seus filmes, mesmo quando eles são aclamados pela crítica ou sucessos de bilheteria. As razões para isso variam: enquanto uns diretores não acham que seus filmes são bons o suficiente, outros culpam os estúdios pelo péssimo corte final.
Nesta galeria, relembre alguns dos filmes mais odiados por seus próprios diretores. Será que você concorda?
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Alan Taylor – ‘Thor: O Mundo Sombrio’ (2013) –
‘Thor: O Mundo Sombrio’ é mais um caso clássico de embates criativos entre diretor e estúdio. Taylor descreveu a experiência com a Marvel como “particularmente dolorosa”, porque o corte do estúdio “transformou isso em um filme diferente”.
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Mathieu Kassovitz – ‘Missão Babilônia’ (2008) –
O diretor deste filme de ficção científica estrelado por Vin Diesel criticou seu próprio filme depois de receber críticas ruins. Kassovitz culpou os advogados do estúdio: “A Fox estava enviando advogados que estavam olhando todas as vírgulas e os pontos. Dificultaram tudo de A a Z”, disse.
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Mathieu Kassovitz – ‘Missão Babilônia’ (2008) –
O diretor disse que o corte final foi “pura violência e estupidez”. Acrescentando que “[…] partes do filme são como um episódio ruim de ’24 Horas’.”
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Michael Bay – ‘Transformers – A Vingança dos Derrotados’ (2009) –
Aparentemente, nem todos os filmes de ‘Transformers’ recebem o mesmo amor do diretor Michael Bay, que chamou ‘Transformers – A Vingança dos Derrotados’ de “lixo”.
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Stanley Kubrick – ‘Medo e Desejo’ (1953) –
O diretor britânico é conhecido por muitos filmes de destaque, mas ‘Medo e Desejo’ definitivamente não é um deles. O drama anti-guerra foi a estreia de Kubrick no cinema e não era muito bom mesmo.
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Stanley Kubrick – ‘Medo e Desejo’ (1953) –
Kubrick classificou ‘Medo e Desejo’ como “um exercício de cinema amador atrapalhado” e classificou seu filme como “uma estranheza completamente inepta” que o fazia se lembrar de “uma criança desenhando em uma geladeira”.
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Josh Trank – ‘Quarteto Fantástico’ (2015) –
O filme foi um fracasso e o diretor culpou o estúdio por isso. “Há um ano tinha uma versão fantástica dele. E teria recebido ótimas críticas. Você provavelmente nunca vai ver essa versão. Essa é a realidade”, tuitou Trank.
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David Fincher – ‘Alien 3’ (1992) –
‘Alien 3’ foi o longa-metragem de estreia de David Fincher, mas não foi um grande filme, tanto comercialmente quanto criticamente. O diretor e a 20th Century Fox entraram em conflito sobre vários aspectos do filme e o resultado não foi do agrado de Fincher.
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David Fincher – ‘Alien 3’ (1992) –
“Ninguém odiava mais do que eu; até hoje, ninguém odeia mais do que eu”, disse Fincher.
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David Lynch – ‘Duna’ (1984) –
A adaptação de David Lynch do romance de ficção científica de Frank Herbert deixou muito a desejar para o diretor. Tanto que ele disse que o filme foi “uma tristeza enorme” em sua vida.
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David Lynch – ‘Duna’ (1984) –
O motivo? O corte final não foi decidido por David Lynch. “Quando você não tem corte final, liberdade criativa total, você fica sucetível a falhar. E foi isso que eu fiz”, disse o diretor.
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Woody Allen – ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa’ (1977) –
Indiscutivelmente, um dos melhores filmes de Woody Allen também é aquele que o diretor não entende bem a aclamação. “Por alguma razão, esse filme é muito amável”, afirmou.
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Woody Allen – ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa’ (1977) –
Aparentemente, Allen queria que o filme vencedor do Oscar fosse mais experimental e não exatamente a comédia romântica que acabou se tornando.
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Alfred Hitchcock – ‘Festim Diabólico’ (1948) –
O icônico cineasta inglês chamou ‘Festim Diabólico’ de um “experimento que não deu certo”.
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Kiefer Sutherland – ‘Procura-se’ (1999) –
Kiefer Sutherland odiou tanto ‘Procura-se’ que usou o pseudônimo Alan Smithee para renegar seu filme. O pseudônimo é usado por diretores de Hollywood desde o final dos anos 60 para expressar sua insatisfação.
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Tony Kaye – ‘A Outra História Americana’ (1998) –
O filme estrelado por Edward Norton como um neonazista foi bem recebido pela crítica na época, mas o diretor Tony Kaye não ficou feliz com o corte final imposto pelo estúdio.
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Tony Kaye – ‘A Outra História Americana’ (1998) –
Dizem que o diretor demorou muito tempo ajustando o último corte, então os chefes da New Line Cinema chamaram Norton para terminar o trabalho. Kaye até tentou tirar seu nome dos créditos, mas sem sucesso.
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Joel Schumacher – ‘Batman & Robin’ (1997) –
George Clooney expressou seu arrependimento em assumir o papel de Batman, mas o que pouca gente sabe é que o diretor Joel Schumacher também não é fã do filme. O diretor queria que o filme fosse muito mais sombrio e realista, porém esse não era o plano do estúdio.
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Joel Schumacher – ‘Batman & Robin’ (1997) –
“Eu queria fazer ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ desesperadamente, mas o estúdio não queria isso e é o dinheiro deles e eles são meus chefes”, disse Schumacher.
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Woody Allen – ‘Hannah e Suas Irmãs’ (1986) –
“‘Hannah e Suas Irmãs’ é um filme que sinto que estraguei muito mal”, confessou Allen. O diretor particularmente não gostou do final, chamando-o de “a parte que me matou”.
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Woody Allen – ‘Hannah e Suas Irmãs’ (1986) –
‘Hannah e Suas Irmãs’ pode ter ganhado um Oscar de Melhor Roteiro Original, mas Woody Allen não ficou muito feliz com isso.
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Dennis Hopper – ‘Atraída Pelo Perigo’ (1990) –
Esta comédia ácida estrelada por Jodie Foster e Dennis Hopper foi creditada pela primeira vez sob o pseudônimo de Alan Smithee, o que atesta a antipatia de Hopper pelo corte final. Em 1992, um corte do diretor foi lançado sob o novo título ‘Backtrack’.
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Steven Soderbergh – ‘Obsessão’ (1995) –
O diretor escalou o ator Peter Gallagher de ‘S-xo, Mentiras e Videotape’ (1989) neste remake de um filme noir de 1949. Infelizmente, esse não foi tão bem sucedido quanto o filme anterior estrelado por Gallagher.
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Steven Soderbergh – ‘Obsessão’ (1995) –
Mais tarde, o diretor admitiu que o filme era “meio bagunçado” e “morto na chegada”.
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Steven Spielberg – ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’ (1984) –
Spielberg acha este filme bastante sombrio. O roteirista George Lucas estava passando por um divórcio e o diretor Steven Spielberg tinha terminado um namoro na época, então o filme tem essa sensação sombria.
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David O. Russell – ‘Amor por Acidente’ (2015) –
O diretor começou a gravar o filme em 2008, mas depois de inúmeros problemas de orçamento, ele abandonou o projeto. ‘Amor por Acidente’ foi então lançado, mas David O. Russell pediu que o pseudônimo Stephen Greene fosse usado nos créditos.
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Guillermo del Toro – ‘Mutação’ (1997) –
O diretor Guillermo del Toro “realmente odiou a experiência” de trabalhar com o produtor Harvey Weinstein, acrescentando que ‘Mutação’ é “visualmente 100% o que ele [Weinstein] queria”. Del Toro também disse que se sentiu “condenado a fazer o melhor filme de barata gigante já feito”.
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Jerry Lewis – ‘The Day the Clown Cried’ (1972) –
Este polêmico filme de comédia de Jerry Lewis sobre o Holocausto é inédito e não foi lançado porque, até sua morte, o comediante não achava a história apropriada.
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Jerry Lewis – ‘The Day the Clown Cried’ (1972) –
“Foi ruim e foi ruim porque perdi a magia. Ninguém nunca vai ver, porque estou envergonhado com o mau trabalho”, disse Lewis em 2013. No entanto, o filme está programado para ser lançado em 2025.
Fontes: (NME) (Screen Rant) (Looper) (Ranker)
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