Lucas Leiva é um dos principais ídolos recentes do Grêmio
Dono de uma carreira vitoriosa e muito conceituada, Lucas Leiva celebra mais um ano de vida nesta terça-feira (9). O ex-volante, cria da base do Grêmio, ganhou o mundo e atuou em alto nível por anos na Premiere League (a maior e uma das mais competitivas do mundo) e na Série A (Liga Italiana, uma das mais reconhecidas).
Leia mais:
Ex-Grêmio agita o mercado e atuará em liga alternativa na Europa
É OFICIAL! Grêmio bate o martelo e demite 3 funcionários do DM
Por onde passou, Leiva mostrou seu talento e perseverança, características que o levaram a jogar pela Seleção Brasileira em um curto período. Inclusive, o então atleta disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, e foi figura importante na conquista do Bronze. Além do bom papel à frente da defesa, o ídolo gremista atuou ao lado de nomes importantes do futebol brasileiro, como Marcelo, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Silva.
Pelo Grêmio, Leiva teve duas passagens. Na primeira, oriundo da base gremista, esteve na disputa da Série B 2005 e do ‘acontecimento’ conhecido como a ‘Batalha dos Aflitos’. Muitos anos depois, o atleta retornou ao Tricolor Gaúcho para mais uma missão importante: reerguer a equipe e conquistar o acesso à Série A. Em 2022, Leiva voltou para casa, deu um salto de qualidade a equipe – apesar de não ser mais o mesmo atleta de outrora – e foi vital para o retorno do Maior do Sul à elite do futebol nacional.
Devido a problemas de saúde, o ex-volante abandonou o futebol, mas segue com seu nome atrelado ao Imortal Tricolor. Confira abaixo 5 curiosidades da carreira do ídolo do Tricolor.
Lucas fez sua estreia durante a Série B de 2005
O volante surgiu no Grêmio em 2005, onde atuava nas categorias de base desde 2002. Aliás, na parte decisiva da Série B contra o Náutico, Leiva entrou no lugar de Sandro Goiano e deu conta do recado. O Tricolor venceu aquela partida e deu início a trajetória dramática da equipe na disputa da Segunda Divisão daquele ano.
Bola de Ouro da Revista Placar em 2006
No ano seguinte, após a Batalha dos Aflitos, o Tricolor foi campeão gaúcho, com Lucas entre os titulares, e um dos destaques do Brasileirão meses depois. Inclusive, o clube gaúcho acabou conquistando classificação para a Copa Libertadores da América em 2007, e muito se deve às atuações de altíssimo nível do atleta. A terceira colocação no Brasileiro logo após subir para a Primeira Divisão demonstrou a qualidade do grupo gremista, que faria uma campanha memorável na próxima temporada. No fim da temporada, o volante recebeu a Bola de Ouro da Revista Placar, sendo eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro 2006.
Um dos poucos brasileiros a jogar no Liverpool
Lucas Leiva saiu do Grêmio em 2007, aos 20 anos, rumo ao futebol inglês. No Liverpool, o atleta foi um dos poucos brasileiros da história a vestir a camisa dos Reds, o primeiro havia sido Fábio Aurélio, e logo depois o meia-atacante Philippe Coutinho. Pelo clube inglês, o volante conquistou a Copa da Liga Inglesa na temporada 2011/12.
Hoje é aniversário do Lucas Leiva! 🥳 O nosso ex-volante está completando 37 anos e chegou ao Tricolor com apenas 16. Pelo Imortal, conquistou dois campeonatos estaduais, participou da Batalha dos Aflitos e foi Bola de Ouro em 2006. Parabéns! 👏🏿 pic.twitter.com/U6BNdHy17i
— Grêmio FBPA (@Gremio) January 9, 2024
Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio