Será que comer macarrão cru faz mal? Alias, a massa é uma das comidas mais versáteis e populares em todo o mundo, mas surge uma dúvida intrigante: é seguro comer macarrão cru?
Há muitos mitos e opiniões divergentes sobre esse assunto. Por isso, aqui no SaúdeLAB, vamos entender os riscos e benefícios para descobrir se consumir macarrão cru é prejudicial à saúde.
Afinal, comer macarrão cru faz mal?
É muito comum, durante o preparo de uma massa, pegarmos um palitinho de macarrão e comer. Além disso, as crianças também gostam e sempre pedem. Mas, será que esse hábito pode ser perigoso? Para entender o assunto, vamos por partes:
Digestão
Muitos afirmam que o macarrão cru é difícil de digerir e pode causar danos ao sistema digestivo. No entanto, o macarrão seco é feito principalmente de semolina de trigo duro, um ingrediente que pode ser digerido pelo organismo humano, embora a digestão seja mais eficiente após o cozimento.
Por isso, para a digestão do alimento não há problema algum. Mas, embora seja possível mastigar e engolir o macarrão cru, o processo de cozimento facilita a quebra das moléculas de amido, tornando os nutrientes mais disponíveis para absorção pelo corpo.
Portanto, comer macarrão cru ocasionalmente não deve causar danos graves, mas seu valor nutricional será limitado.
Risco de contaminação
Agora sim, temos um problema, um dos principais riscos de comer macarrão cru é a possibilidade de contaminação. Afinal, a farinha de trigo pode conter bactérias como a Salmonella ou até mesmo ovos de parasitas. No entanto, embora seja raro, há casos documentados de infecções por consumo de produtos à base de farinha crua.
Inclusive, é a partir disso que surgiu o mito que comer macarrão cru causa vermes, o que claro, não é verdade. Pois, para uma pessoa passar a ter vermes ela precisa se contaminar com os ovos, o que pode acontecer muito mais facilmente com saladas mal lavadas que com um simples palito de macarrão.
Consumo moderado não oferece riscos
Confirme explicamos, existe um certo risco no consumo de macarrão cru. Mas, claro que o perigo está em um consumo exagerado. Afinal, o macarrão foi desenvolvido para ser consumido cozido. E é assim que deve ser.
Embora seja possível comer macarrão cru, não é recomendado devido aos riscos de contaminação e à redução da absorção de nutrientes. Neste caso, o cozimento adequado elimina os riscos de infecção alimentar, tornando o macarrão seguro para consumo e mais nutritivo.
Portanto, para desfrutar do sabor e dos benefícios nutricionais do macarrão, é aconselhável prepará-lo conforme as instruções de cozimento. Afinal, isso garante uma refeição mais segura e mais rica em nutrientes.
Em suma, enquanto um ou dois pedaços de macarrão cru ocasionalmente podem não causar danos significativos, é sempre melhor garantir a segurança alimentar e a maximização dos benefícios nutricionais cozinhando-o antes de consumir.
Por fim, leia mais: