Claudia Konageski Moreira, Neuropsicopedagoga, terapeuta e especialista em Neuropsicologia, concedeu uma esclarecedora entrevista ao portal Momento MT, abordando temas essências relacionados à saúde mental, transtornos de aprendizagem e o impacto de fatores neurobiológicos no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Claudia destaca que a saúde mental é um tema vasto, e ao falar sobre sintomas relacionados a alunos e prejuízos acadêmicos, é inevitável mencionar o estresse, a ansiedade, a depressão e fatores neurobiológicos como TDAH e TEA. Essas comorbidades podem afetar significativamente o rendimento escolar, sendo algumas adquiridas e outras presentes desde o nascimento, com predisposição genética.
A entrevistada ressalta que as causas da depressão e dos transtornos de ansiedade podem ter origens biológicas, psicológicas e sociais. Fatores de risco, como problemas na gestação, histórico familiar, depressão materna, bullying, abusos e outros, podem contribuir para a incidência desses problemas na infância e adolescência.
Claudia elucida sintomas comuns de depressão e ansiedade nessa faixa etária, incluindo baixa autoestima, insônia, apatia, irritabilidade, entre outros. Destaca que a pressão por desempenho acadêmico e social pode ser um gatilho para quadros de ansiedade e depressão, mas alerta que esses sintomas devem persistir por um longo tempo para serem considerados sinais de alerta.
A Neuropsicopedagoga destaca ainda os Transtornos do Neurodesenvolvimento, que podem trazer prejuízos sociais, acadêmicos e emocionais. Desde limitações específicas na aprendizagem até prejuízos globais em habilidades sociais, esses transtornos demandam atenção e tratamento precoce.
Outro ponto abordado por Claudia é o uso excessivo de telas, que pode resultar em prejuízos acadêmicos, sociais e emocionais. Ela compartilha as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria quanto ao tempo ideal de exposição, variando conforme a faixa etária.
A entrevista enfatiza a importância de pais, professores e cuidadores estarem atentos ao desenvolvimento das crianças, observando sinais de comportamento atípico e buscando ajuda e esclarecimentos quando necessário. Claudia ressalta que a identificação e o tratamento precoce são cruciais para lidar com problemas neurológicos, proporcionando o melhor caminho para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.