Saiba mais detalhes sobre a plataforma Bluesky
Bluesky, uma nova alternativa ao Twitter, lançou na App Store. O aplicativo foi lançado na App Store em 17 de fevereiro.
Embora seja apenas um lançamento beta privado, o aplicativo foi instalado por cerca de 2.000 usuários, de acordo com data.ai. No entanto, a disponibilidade na App Store sugere que um lançamento público pode estar próximo.
Jack Dorsey ponderou pela primeira vez a ideia de uma alternativa descentralizada ao Twitter depois que a plataforma baniu Donald Trump em 2019. Embora observasse a necessidade de o Twitter moderar sua plataforma como empresa, ele compartilhou que os ideais de uma internet aberta negam isso.
Dorsey disse: “Uma empresa que toma uma decisão de negócios para se moderar é diferente de um governo que remove o acesso, mas pode se sentir o mesmo”. Não muito tempo depois, a empresa começou a incubar a Bluesky.
Bluesky é a rede social para combater o Twitter
Em 2022, a Bluesky recebeu $ 13 milhões em financiamento do Twitter e se separou como uma entidade separada.
Também recrutou Jack Dorsey para seu conselho junto com um ex-engenheiro de segurança do Twitter. Desde então, o mandato tem sido “pesquisar e desenvolver tecnologias que permitam conversas públicas abertas e descentralizadas”.
Em outubro, a empresa lançou o aplicativo social Bluesky. Isso também revela o Authenticated Transfer Protocol (protocolo AT) que integra ideias de várias tecnologias descentralizadas existentes.
De acordo com o TechCrunch, o novo aplicativo social tem uma interface de usuário semelhante à do Twitter. Com recursos como criar postagens, compartilhar, silenciar, bloquear contas, republicar, seguir e responder, há pouca diferença entre a versão beta do Bluesky e o Twitter. No entanto, não há opções para DMs nem opções avançadas, como criar listas ou salas.