Após o clássico, número de casos que foram para o juizado durante partidas mais que dobrou
Beira-Rio reuniu 47 mil torcedor no Clássico | Foto: Fabiano do Amaral
Durante o Gre-Nal do último domingo, vencido pelo Inter no Beira-Rio, o juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JTGE) de Porto Alegre analisou 11 ocorrências durante o clássico que reuniu pouco mais de 47 mil pessoas. Segundo o Tribunal de Justiça, antes do jogo, a unidade do Judiciário havia analisado 10 casos somados em todos os jogos na capital no ano. A Coordenação das atividades do JTGE foi do Juiz de Direito Jaime Freitas da Silva.
Casos
A maioria dos casos foi registrado como de conduta inconveniente, alguns deles com violência física, informou o Tribunal de Justiça.
Em um deles, três homens foram identificados e detidos em meio à briga generalizada entre cerca de 30 torcedores do Inter, conforme relato policial. Os envolvidos aceitaram proposta de transação penal de afastamento de seis jogos, com apresentação em delegacia.
Em episódios distintos, dois homens pularam para o gramado. Um deverá pagar multa de R$ 300 e outro, o mesmo valor, com proibição de acompanhar três jogos do colorado e apresentação em delegacia.
Um segurança afirmou ter sido agredido com um soco no pescoço ao intervir para impedir uma invasão da arquibancada pelo portão seis. Ele não representou contra o torcedor, mas o caso será analisado pelo Ministério Público em relação à possível prática de tumulto.
Em outro caso de tentativa de passar a catraca sem ingresso, a punição foi de apresentação em delegacia nos próximos quatro jogos do Internacional.
Um adolescente que estava na torcida do Grêmio foi levado à delegacia por quebrar e arremessar uma cadeira em direção à torcida do adversário. Ele estava desacompanhado de responsáveis e, por determinação do magistrado, deverá se apresentar ao Juizado da Infância e Juventude da cidade em que vive, na Região Metropolitana da Capital.
Em inspeção a ônibus ligado à torcida organizada Guarda Popular, foram encontrados dois bastões e porção de maconha. Um homem que se apresentou como responsável pelo veículo foi impedido de assistir ao jogo. O MP pediu vista para melhor apuração.
O Juiz pediu mais diligências em relação a caso de briga fora do estádio, em que dois homens agrediram um terceiro. Ainda, uma segurança do estádio interveio ao ouvir uma discussão perto de uma bilheteria, onde encontrou uma mulher, acompanhada do namorado, caída e com escoriações no joelho. Não houve representação em audiência, nem pedido de medida protetiva.
Houve dois flagrantes de posse de drogas (maconha e LSD) em portões de acesso ao estádio. Os dois envolvidos deverão pagar multas de R$ 400 e 600.
Carnaval sem incidentes
No carnaval de Porto Alegre, realizado nos dias 23 e 24/2, o Juizado não registrou ocorrências.