“Ao infinito e além”, bordão do personagem de animação Buzz Lightyear, é o tema da 6ª Campus Party Brasília, que ocorre até domingo (31) no Estádio Nacional Mané Garrincha. Ao todo, são 500 palestrantes que abordam temas como astronomia, inteligência artificial e fake news. Cerca de 100 mil pessoas devem participar da área Open Campus, gratuita e aberta ao público.
No dia 30, sábado, às 10h30, uma das atrações é a oficina “Primeiros passos na robótica”, com Casemonstro e Paulo Lenz. A atividade vai ensinar de forma prática os conceitos básicos e os principais componentes para controlar um robô. Podem participar maiores de 12 anos, e não é exigido conhecimento prévio do tema.
No mesmo dia, às 11h10, será realizado o workshop “Monte seu óculos de realidade virtual”, com Isabella Barbosa Ribeiro e Sarah de Mendonça Marçal. Os participantes poderão construir equipamentos próprios para experimentar jogos e filmes de uma maneira imersiva.
No domingo (31), ocorre a seletiva da Liga Brasileira de Cosplay na categoria apresentação individual. A competição vale uma vaga para a final, que acontecerá no Anime Summit, em abril, valendo uma viagem para o Japão.
Confira aqui a programação completa do evento.
Quem for ao evento pode ainda fazer fotos e vídeos no espaço RECORD. O ambiente “instagramável” tem com uma estrutura que estampa fotos de apresentadores e repórteres da emissora.
O espaço do evento é dividido em três áreas — Arena, Camping e Open Campus. A primeira tem o palco principal com conferencistas de destaque, realização de hackathons (maratonas de programação de computadores) e desafios diversos. O segundo é o local de acampamento dos pagantes, os chamados campuseiros. O terceiro é gratuito e aberto ao público.
Alguns nomes de são conhecidos do público, como o Arena Disrupção. A sexta edição de Brasília traz novidades como os palcos Printer Chef, What’s Next, Fábrica de Empreendedores, de torneios na arena Campus Play-League of Legends, Robocore, de combates de robôs, por exemplo, em partidas de hóquei, e arena Include, onde é oferecida qualificação a jovens de 12 a 20 anos por laboratórios e empresas parceiras.
No espaço, há ambientes tecnológicos, de aprendizado, aperfeiçoamento profissional, competições e negócios. A organização tenta promover diversão para os participantes em espaços relacionados à cultura geek (conceito usado para definir o universo de interessados em assuntos científicos e tecnológicos, computadores e internet, que gostam de videogames e RPGs [role-playing games — em tradução livre, jogo de interpretação de papéis], de ler revistas em quadrinhos e animes (animações japonesas).
Em todas as edições da Campus Party Brasil, podem participar os interessados maiores de 18 anos. Será permitida a participação de menores de 18 anos, desde que acompanhados por um responsável legal.
Para garantir os ingressos, basta acessar o site do evento. A entrada gratuita dará acesso, durante todos os dias da Campus Party, à circulação pela arena e pela área Open e ao uso de bancadas, participação em palestras, workshops e outras atividades livres.
O evento foi criado em 1997 na Espanha e é considerado o maior festival de ciência, tecnologia, empreendedorismo do mundo. Contabiliza mais de 70 edições realizadas em 30 países. A Campus Party já passou pela Espanha, Brasil, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador.
Em 2008, o Brasil recebeu pela primeira vez o encontro na cidade de São Paulo e atraiu jovens estudantes, empreendedores, acadêmicos, cientistas e gamers. A primeira edição da Campus Party Brasília ocorreu em 2017.
Neste ano, a Campus Party Brasil ocorrerá em diversas regiões. A próxima etapa será no Expo Center Norte, São Paulo, de 9 a 14 de julho. Recife receberá a Campus Party Nordeste de 4 a 8 de setembro. A Campus Party Amazônia 2 está agendada para ocorrer em Manaus entre 9 e 13 de outubro.
Campus Party Brasília — 6ª edição
Arena: de 27 a 31 de março
Área Open: de 28 a 31 de março
Entrada no camping: a partir desta terça-feira (26), 17h (para caravanas, comunidades, voluntários, collabs)
Horários de funcionamento: abertura às 10h30, entrada de público até as 20h e circulação até as 21h
Dia 31 de março: abertura às 10h30, entrada de público até as 16h, e circulação até as 17h
Local: Estádio Nacional Mané Garrincha