Nem sempre o desgaste de forma acelerada ou irregular dos pneus tem a ver com a rodagem do veículo. A vida útil de outros componentes também pode estar em risco!
O desgaste dos pneus do seu carro é natural com o tempo e uso, mas você sabia que problemas em outras partes do veículo podem acelerar esse processo, mesmo com uma direção cuidadosa?
Todo item de um veículo possui vida útil, o que obviamente se aplica aos pneus do seu carro. Mas o desgaste de forma acelerada, além do convencional, pode ser um indício de que o problema está em outras partes do veículo e não na rodagem do mesmo.
Quando isso acontece, não adianta trocar os pneus com frequência, pois o problema não está neles em si. Alguns dos sinais disso são desgaste irregular, ruídos estranhos e vibrações no volante, o que pode indicar que os pneus estão desalinhados.
Fatores que levam ao desgaste prematuro dos pneus
Como dito, outros componentes do carro podem influenciar o desgaste acelerado dos pneus. A seguir, você confere alguns dos elementos que podem estar diretamente ligados a isso.
-
Suspensão: amortecedores ou molas desgastados podem fazer com que as rodas atinjam o solo com mais força, desgastando os pneus de forma irregular;
-
Falta de alinhamento: se o carro estiver desalinhado, os pneus podem se desgastar mais de um lado do que do outro.
-
Rodízio: o rodízio inadequado, sem a troca periódica para garantir que todos se desgastem de forma uniforme, pode comprometer a vida útil dos pneus.
Calibração influencia
A calibração inadequada também é um fator que influencia no desgaste prematuro dos pneus. Quando ela é feita acima do recomendado, leva ao desgaste central, enquanto que a pressão abaixo do ideal desgasta as extremidades.
Para calibrar os pneus do carro de forma correta, é necessário consultar as especificações no manual. Alguns veículos possuem o detalhamento da pressão a ser inserida nas laterais das portas, geralmente do motorista. Além disso, caso o pneu se desgaste em um lado mais do que no outro, o motivo pode ser a falta de alinhamento.
Penalidades por pneus em mau estado
Os pneus são uma das partes mais importantes de um carro, pois são itens externos de contato imediato com as vias e, portanto, são o primeiro componente responsável pela segurança dos ocupantes do veículo.
Tanto que estar com os pneus em mau estado de conservação pode constituir uma infração grave segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Isso pode penalizar você com uma multa de R$195,23, além da perda de 5 pontos na carteira.