(Unesp/2024) O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.
(www.totvs.com, 11.07.2022.)
A metodologia apresentada no excerto é aplicada pelo
A) taylorismo, ideal produtivo estimulado pela União Soviética durante a Guerra Fria, em um cenário de crescimento homogêneo para as suas repúblicas.
B) mercantilismo, doutrina econômica estipulada pela China no final do século XX, em conformidade ao seu desejo de ser um plataforma de exportação.
C) desenvolvimentismo, sistema de gestão corporativa criado nos Estados Unidos no fim do século XIX, em associação à expansão do capitalismo pelo mundo.
D) fordismo, princípio de produção industrial inaugurado pela Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial, em que a esteira rolante dita o ritmo produtivo.
E) toyotismo, modelo de organização do trabalho desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, em um contexto de restrições naturais e econômicas.
RESOLUÇÃO:
O enunciado se refere ao toyotismo, um modelo de organização do trabalho em que a produção se inicia a partir da demanda; a flexibilização da produção e a automação são outras características deste modelo de produção.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre taylorismo e fordismo, do Enem 2013
– Questão resolvida sobre organização taylorista do trabalho, do Enem 2014-PPL
– Questão resolvida sobre cadeia produtiva, da Famerp 2015