É uma questão que sempre gera curiosidade: usar dispositivos eletrônicos enquanto estão carregando pode danificar a bateria? Será um mito ou realidade? Se você sempre se perguntou sobre isso, chegou a hora de esclarecer essa dúvida antiga.
Celulares e notebooks na rotina diária
Nos dias de hoje, celulares e notebooks são quase extensões do nosso corpo. A dependência é tanta que ficar sem eles enquanto carregam pode parecer uma eternidade. É comum ver pessoas usando esses aparelhos mesmo conectados ao carregador, mas será que isso prejudica a vida útil da bateria?
No passado, a preocupação tinha mais fundamento. A maioria dos eletrônicos vinha com baterias de níquel, que eram mais suscetíveis a problemas com o uso durante o carregamento. No entanto, a tecnologia evoluiu bastante. Hoje, as baterias de íon de lítio são as mais comuns e não sofrem do mesmo problema.
Nas baterias de íon de lítio, presentes na maioria dos dispositivos modernos, usar o eletrônico enquanto carrega não afeta sua saúde. Pode respirar aliviado: seu hábito de usar o celular enquanto carrega não é prejudicial. O único inconveniente é que isso pode atrasar um pouco o processo de carregamento até atingir 100%.
Outro ponto positivo é que os dispositivos atuais possuem sistemas de proteção contra sobrecarga. Mesmo se a bateria esquentar um pouco, esse leve aumento de temperatura é normal e não danifica a bateria.
Como evitar o desgaste da bateria
Para cuidar bem da sua bateria, o ideal é não deixá-la descarregar totalmente e nem ficar sem carga por longos períodos. Isso, de fato, pode prejudicar as células de lítio-íon e diminuir a vida útil da bateria. A dica é manter a carga sempre entre 20% e 80%.
Portanto, usar seu eletrônico enquanto carrega não é motivo para preocupação. A tecnologia das baterias evoluiu, e os cuidados com a bateria concentram-se mais em evitar descargas completas e em manter níveis de carga saudáveis.