Assim como esperado, a equipe Red Bull começou o fim de semana do GP do Japão na frente em Suzuka. Verstappen e Perez respectivamente fora os dois mais rápidos.
Max Verstappen marcou 1m30,056s, suficiente para o deixar pouco menos de dois décimos de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe Sergio Perez, com Carlos Sainz em terceiro pela Ferrari.
Mas o treino foi marcada por outra batida da Williams, quando Sargeant bateu na curva Dunlop, resultando em dano nas barreiras. Ele danificou a frente e a traseira de seu FW46, dando outra dor de cabeça à sua equipe, pois eles permanecem sem chassi sobressalente após a batida de Alexander Albon na Austrália, duas semanas atrás.
Céu nublado e clima ameno saudaram os pilotos no TL1 do GP em Suzuka, o primeiro a ser realizado no mês de abril. O júnior da Red Bull, Ayumu Iwasa, teve o privilégio de pilotar o RB de Daniel Ricciardo na sessão de treinos de abertura do fim de semana e, naturalmente, foi um dos primeiros pilotos na pista. O início do treino de Iwasa foi ligeiramente atrasado na garagem enquanto os mecânicos trabalhavam no carro, mas acabou por poder entrar no circuito para executar um programa completo.
Lewis Hamilton foi o mais rápido a meio da sessão, tendo sido o único piloto a completar uma volta com pneus macios nessa altura. O treino foi então interrompido com uma bandeira vermelha depois que Sargeant nateu na curva Dunlop danificando as barreiras de proteção.
Após um atraso de cerca de 10 minutos, o treino foi reiniciado faltando pouco menos de 20 minutos. Muitas equipes experimentaram pneus macios, com Verstappen estabelecendo o tempo mais rápido com 1m30,056s. O treino terminou com o campeão mundial mais rápido, pouco menos de dois décimos à frente do outro RB20 de Perez.
Sainz foi o terceiro mais rápido pela Ferrari, à frente dos dois pilotos da Mercedes, George Russell e Hamilton. Charles Leclerc foi o sexto na outra Ferrari, com Fernando Alonso em P7.
A dupla da McLaren, que se classificou muito bem nesta corrida no ano passado, ficou mais abaixo na classificação, já que suas primeiras voltas com pneus macios foram interrompidas pela batida de Sargeant. Oscar Piastri foi o oitavo, à frente de Yuki Tsunoda e Lando Norris, completando o top 10 na outra McLaren. Iwasa foi P16 durante o treino livre.
Naturalmente, Sargeant teve o menor número de voltas, com apenas dez antes do acidente, enquanto Lance Stroll teve o menor número de pilotos que completaram o treino inteiro, com 17, apesar de transportar peças novas no seu Aston Martin. Hamilton, Piastri e Pierre Gasly deram o maior número de voltas, com 23.
Nico Hulkenberg recebeu uma bandeira de advertência em preto e branco do controle da corrida por cruzar a linha branca de saída dos boxes ao ultrapassar Tsunoda enquanto eles entravam na pista juntos.
Veja o resultado do TL1 no Japão
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