Segunda parte do 30° Porto Alegre em Cena tem início nesta quarta e segue até 24 de março
Primeira atração do festival, no Teatro Oficina Olga Reverbel, é o ‘O Circo Preto da República Bantu’ | Foto: Sanele Thusi / Divulgação / CP
Depois de realizar uma primeira etapa em setembro de 2023, o Porto Alegre Em Cena tem a segunda parte da sua 30ª edição se iniciando nesta quarta, 13 de março, e segue até o dia 24 de março. O porto que vira palco, que provoca reflexões e debates, que inclui, terá oito espetáculos convidados, além de ampla programação paralela, em circuitos temáticos, mostra de filmes, atividades formativas, ponto de encontro. Os ingressos estão à venda pela plataforma Guichê Web e nas lojas físicas na PUCRS (Ipiranga, 6681).
As atrações internacionais incluem artistas da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. A primeira atração do festival hoje e amanhã, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Mal. Deodoro, s/n°), é o espetáculo “O Circo Preto da República Bantu”. O espetáculo da África propõe uma montagem que expõe o legado violento e vergonhoso dos zoológicos humanos, populares na sociedade ocidental entre os anos 1870 e 1960. Albert Ibokwe Khoza, performer sul africano, investiga o efeito do olhar imperial e colonial sobre os corpos negros, como ele se manifesta hoje e como pode ser remediado. Examinando a dor contínua do racismo histórico e presente, Khoza cria um espaço para a cura coletiva e uma oportunidade para que a dignidade seja reivindicada. O espetáculo tem duração de 50 minutos.
Outras atrações serão mostradas no festival ainda esta semana, como “Fronte (i) ra | Fraca (s) so”, parceria entre os potiguares Clowns de Shakespeare e os bolivianos do Teatro de Los Andes. A montagem que será apresentada sexta e sábado, 20h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). Nasceu de um processo de pesquisa e experimentação iniciado na divisa norte entre os dois países – Brasileia, no Acre, do lado de cá, e Cobija, do lado de lá – para construir um entendimento sobre o que é a relação não apenas entre esses dois países, mas de todo o continente. Na esfera fabular, um vilarejo fictício e seus habitantes envolvidos em um histórico embate para evitar serem divididos por uma fronteira. A direção é de Fernando Yamamoto, tendo no elenco Alice Guimarães, Diogo Spinelli, Gonzalo Callejas e Paula Queiroz.
Um dos espetáculos bem aguardados do evento é o do Coletivo Ocutá (SP), com sua adaptação do romance “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, com sessões na quarta, 20, e na quinta, 21, no Salão de Atos da PUCRS (Ipiranga, 6681). Na sessão do dia 20, após o espetáculo, acontece debate com Jeferson Tenório, a diretora do espetáculo Beatriz Barros, e o elenco, com mediação de Thiago Pirajira, um dos curadores do festival.
Trazendo aproximação do teatro e do cinema, a Mostra Petrobras/Porto Alegre em Cena Zé Celso Martinez Corrêa, ocorre nos dias 21, 23 e 24 de março, na Cinemateca Capitólio. Dedicada à vida e obra de Zé Celso Martinez Corrêa, conta com curadoria de Marcelo Drummond, seu companheiro por muitos anos, e inclui obras que destacam a trajetória e trabalhos do Teatro Oficina Uzyna Uzona.
Já os Diálogos do Porto Alegre em Cena promovem três painéis que ocorrem entre 14 e 18 de março. O ponto de encontro do festival será o Espaço Cultural 512 (João Alfredo, 512).
Mais informações pelo site www.portoalegreemcena.com.