Na quarta-feira (06), Real Madrid e Manchester City garantiram vaga nas quartas de final da Champions League. Ambos exerceram seu favoritismo para eliminar RB Leipzig e Copenhague e agora apenas esperam o sorteio da próxima sexta-feira (15). No campo, uma semelhança os une: jovens de 23 anos são os protagonistas de cada equipe no momento e devem exercer papel semelhante em confronto direto por suas respectivas seleções, ainda neste mês.
Pelo time espanhol, Vinicíus Júnior marcou dois gols no final de semana em empate diante do Valência e, nesta quarta, marcou o tento solitário que garantiu a classificação da equipe na Champions diante do Leipzig. No time azul de Manchester, Phil Foden resolveu o derby contra o United no domingo e ganhou o benefício até de ser poupado no torneio continental – o próximo compromisso pela Premier League é o Liverpool fora de casa.
O contexto em que os jogadores vivem é, de fato, diferente. Vinicíus já acumula algumas temporadas como protagonista do Real Madrid e levando seu time longe na Liga dos Campeões. Foden, por sua vez, sempre foi um coadjuvante de luxo no City, mas está cada vez mais se acostumando a chamar a responsabilidade e é, para muitos, o melhor jogador do clube na temporada.
O que dizem os números
Começando pelas estatísticas do meia inglês, Foden já disputou 40 partidas em 2023/2024. São 18 gols e 11 assistências, o que significa que a atual temporada já é a sua melhor como artilheiro e garçom. O City ainda terá no mínimo mais 14 jogos por Premier League, Champions e FA Cup para o jogador ampliar suas participações em gols.
Já Vinicíus Júnior sofreu com algumas lesões e tem um número de jogos bem inferior: apenas 26. São 15 gols e seis assistências pelo Real Madrid nesses compromissos, tendo ainda que dividir o protagonismo merengue com a nova sensação do clube, Jude Bellingham.
Taticamente, são funções bem diferentes. Após anos ‘quebrando o galho’ nas três posições de ataque do City (ponta direita, ponta esquerda ou falso 9), Phil Foden enfim vem recebendo oportunidades de Pep Guardiola para atuar como meia de criação. O camisa 47 ganha mais liberdade para se movimentar, sem perder o poder de finalização.
No Real Madrid, Ancelotti optou por achar um esquema com Vinicíus e Rodrygo como atacantes após a saída de Benzema. Com isso, o brasileiro passou a jogar ainda mais perto do gol e não como um ponta mais ao pé da letra, como era sua função anterior. O resultado são esses 15 gols em 26 jogos, a melhor média da carreira do ex-Flamengo.
Tira-teima pelas seleções?
As comparações já começaram e não vamos precisar esperar um sorteio colocando a frente Real Madrid e Manchester City na Champions para ver o duelo entre as duas sensações de 23 anos. Brasil e Inglaterra se enfrentam ainda este mês, mais precisamente no dia 23, em amistoso internacional disputado em Wembley.
As duas seleções não se enfrentam desde novembro de 2017. À época, Vinicíus Júnior estava completando o seu primeiro ano como profissional do Flamengo. Phil Foden, por sua vez, estava a uma semana de fazer a sua estreia sob o comando de Pep Guardiola.
Vinicíus é presença garantida no duelo, já que o jogador foi chamado por Dorival Júnior em sua primeira convocação. A lista da Inglaterra ainda não foi oficialmente anunciada, mas Foden é visto pela imprensa local como presença garantida. Dúvida maior fica por conta de sua titularidade.
Enquanto Vini é a grande referência da seleção brasileira, Foden ainda busca seu espaço com Gareth Southgate. A mesma dúvida que o persegue no clube, o persegue na Inglaterra: qual a melhor posição para extrair todo o seu potencial? Atuando neste nível, o treinador precisará trabalhar.
Phil Foden