Os aros Tubeless lisos estão na mira do presidente da CPA (Associação de Ciclistas Profissionais), Adam Hansen, após a recente queda de Thomas De Gendt na 5ª etapa do Tour dos Emirados Árabes Unidos, com o australiano dizendo que a associação de ciclistas é “100 por cento contra” a tecnologia.
O experiente ciclista belga Thomas De Gendt caiu em alta velocidade nos Emirados Árabes após o pneu do ciclista da Lotto Dstny se soltar do aro e a fita do aro se enroscar no garfo.
Assista o acidente
Preocupações do Presidente da CPA
O incidente levantou preocupações de segurança para o presidente da CPA. Hansen, culpou apenas para as paredes dos aros lisos de De Gendt, em uma entrevista ao site francês Velo .
“Essa queda é a razão pela qual o CPA é 100% contra os aros sem gancho”, disse Hansen. “Os pneus não devem sair do aro. O PSI máximo que esses pneus sem gancho podem ter é 73, e se você acertar algo com certeza, ele ultrapassará a classificação máxima de 73 psi no impacto. É por isso que os pneus estão caindo.
“Ouvimos de algumas equipes que eles colocaram pneus antes, os deixaram ao sol e seus pneus simplesmente estouraram”, continuou ele.
“Mas os fabricantes gostam muito porque é muito mais fácil produzir o aro, são necessários menos moldes para isso. As jantes são muito mais leves, é mais fácil para a produção, por isso estão a pressionar por isso.”
Aros lisos
A maioria dos aros apresenta um pequeno entalhe no qual o talão do pneu pode se prender, mas os aros lisos, como o nome sugere, não.
Em vez disso, o sistema depende da resistência à tração do pneu para permanecer seguro, juntamente com a pressão do pneu. Para garantir a segurança do sistema, a ETRTO (Organização Técnica Europeia de Pneus e Jantes) especificou que a pressão dos pneus para jantes lisos não deve exceder os 73 psi mencionados por Hansen.
Pneu incorreto pode ter causado queda
Também podem surgir problemas quando o tamanho incorreto do pneu é usado para as dimensões específicas do aro. Pode ser aí que surgiu o problema do De Gendt, conforme relata o site, que confirmou com a equipe, que as rodas Zipp do belga foram combinadas com pneus Vittoria Corsa Pro de 28 mm de largura.
Isso fica abaixo da largura mínima de 29 mm recomendada nos padrões ISO para uma largura interna de aro de 25 mm, que as rodas Zipp 353 da De Gendt tinham.
Isso, é claro, culparia a Lotto Dstny por não seguir os padrões da ISO, mas a equipe se defendeu quando questionada sobre o incidente.
“Usamos, por obrigação da UCI, pneus de 28mm em aro interno de 23mm ou 25mm. Isso está de acordo com todas as prescrições da UCI, da Zipp e da Vittoria, então com certeza estamos 100% dentro das regras”, afirmaram.
Seja qual for a causa do desprendimento do pneu do aro, parece que os aros lisos estarão no centro do próximo debate sobre segurança no ciclismo, não estando descartada a proibição dos mesmos, dada a ênfase que o presidente da CPA coloca em suas palavras contra o equipamento.