Os carregadores falsos podem ser muito perigosos. Por isso, é importante saber como identificá-los quando desconfiar que o produto não é original.
O seu carregador de celular também quebra com frequência? É provável que você prefira investir em opções mais baratas para fazer a reposição desse eletrônico.
Porém, o preço mais baixo, geralmente é reflexo de uma falsificação do produto, o que pode trazer vários problemas.
Como saber se o carregador é falso?
Carregadores falsos podem prejudicar o aparelho – Imagem: Próxima Studio/Canva Pro/Reprodução
Para saber se o item é falso, basta procurar algumas evidências simples. Mesmo aqueles que se assemelham bastante com o original costumam vir com pequenos defeitos, só é preciso treinar o olhar para descobrir onde estão.
Embalagem suspeita
Os carregadores originais possuem embalagens com alta qualidade e devem seguir algumas regulamentações para estarem no mercado.
Se você suspeita que o produto seja falso, verifique a qualidade do material utilizado nessas embalagens.
Atente também para a impressão feita nelas, você pode encontrar desde falhas na tinta até erros na digitação.
Uma boa ideia é procurar fotos da embalagem original na internet e comparar com a que você possui, isso diminui bastante o risco de comprar por engano.
Falta de adesivos oficiais
Os cabos vêm com adesivos que atestam a segurança deles, após passarem por testes obrigatórios.
Eles podem vir no próprio fio ou então no adaptador de tomada. Contudo, alguns falsificadores passaram a colocar adesivos semelhantes em seus produtos.
Mais uma vez, é importante olhar bem os detalhes de impressão ou até verificar se esses adesivos aparentam terem sido retirados de outros. Tal situação é bem frequente quando cabos estragados ou velhos são encontrados pelos falsificadores.
Quais os riscos de um carregador falso?
Por não passarem pelos testes obrigatórios, não é possível verificar se eles são seguros para o uso. Entre os problemas que eles podem gerar, estão:
-
Perigo de incêndio;
-
Risco de gerar um curto-circuito e queimar o aparelho;
-
Prejudicar a saúde da bateria do celular.
Portanto, se precisar investir em um novo carregador, os lugares mais seguros para fazer essa compra são as lojas oficiais ou os revendedores autorizados.