De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 8.2 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. Procurar por um emprego não é uma tarefa fácil e pode deixar as pessoas em uma situação vulnerável. É neste momento que muitos criminosos se aproveitam para tirar vantagem de quem busca oportunidades de trabalho.
Fraudes e golpes de emprego acontecem no mundo todo e estão se tornando cada vez mais sofisticados. É comum encontrar alguém que já recebeu uma mensagem de SMS, WhatsApp ou em outra rede social com uma oferta de emprego que promete altos rendimentos em troca de tarefas simples. Esse é um dos sinais de que o trabalho dos sonhos é, na verdade, um golpe.
Aprender a diferenciar vagas de emprego verdadeiras de possíveis fraudes pode fazer toda a diferença quando se trata de evitar um golpe. O site de empregos Indeed é especializado em ajudar as pessoas a encontrar empregos e tem ensinado os candidatos a se protegerem de fraudes online.
De acordo com o Indeed, estes são alguns dos principais sinais de alerta que indicam que algo está errado com uma oferta de emprego:
1. Receber uma oferta de emprego sem antes se candidatar à vaga ou falar com um recrutador;
2. Abordagens não solicitadas no WhatsApp, Telegram ou outros aplicativos de mensagens;
3. Descrições de vagas incompletas, sem opções de contato ou informações sobre o empregador;
4. Solicitações de dados pessoais, como RG, carteira de habilitação ou dados bancários;
5. Salários irreais;
6. Mensagens enviadas de um email pessoal com um domínio genérico (sempre considere que a maioria dos contatos de recrutamento virá de um email diretamente associado a uma empresa);
7. Erros de digitação e gramaticais em anúncios de emprego;
8. URLs de sites e domínios de e-mails suspeitos, como indeed123, que não tem nenhuma ligação com o Indeed;
9. Empregadores que pedem pagamentos antes da contratação;
10. Se um empregador fizer um pagamento antes mesmo da contratação.
Prestar atenção a estes sinais pode evitar uma grande dor de cabeça. Se um dos pontos acima for percebido em uma abordagem de emprego, a pessoa deve imediatamente suspeitar e procurar por fontes confiáveis.
Uma pesquisa na internet pode ser uma boa opção pois outros links irão aparecer na página de resultados, permitindo que o candidato veja quais URLs são seguras para serem acessadas. Visitar o site oficial da empresa ou mesmo contatá-la diretamente para verificar se a oportunidade é verdadeira também são passos importantes que os candidatos podem adotar para se proteger. Nunca esqueça que os processos de contratação legítimos não exigem pagamento.
Criminosos se passam por empresas conhecidas
No Brasil, golpistas estão se passando por empresas conhecidas, como o Indeed, na tentativa de roubar dinheiro e informações confidenciais de candidatos. Mesmo quando os sinais de alerta são reconhecidos, os candidatos ainda podem ficar confusos ao receberem mensagens que mencionam o nome de uma empresa que conheçam. Por isso é importante entender que nenhuma empresa séria pede pagamento adiantado por um emprego. É a empresa que precisa fazer o pagamento, e não o contrário.
O Indeed alerta que caso um candidato se depare com alguém pedindo dinheiro em nome da empresa durante a busca por emprego, é bom lembrar que a plataforma é gratuita e não cobra nenhuma taxa para se candidatar às vagas publicadas no site. O Indeed também não solicita pagamento em nome de terceiros.
Com o aumento dos golpes de emprego no Brasil, o Indeed tem trabalhado para derrubar sites fraudulentos que se fazem passar pela organização. Candidatos podem ler as Orientações para uma busca de emprego segura para se manterem atualizados e informados sobre como identificar e evitar fraudes. Vale lembrar que a única forma de acessar o site do Indeed Brasil é por meio do br.indeed.com ou do aplicativo Indeed Brasil. Sites com endereços genéricos como Indeed123 ou Indeed Mall não têm nenhuma relação com o Indeed Brasil.
Fui vítima de um golpe de emprego, e agora?
Sabemos que mesmo quando as pessoas estão atentas aos principais avisos, ainda podem cair em golpes. Portanto, se uma pessoa acredita ter sido vítima de um golpe de emprego, se fez pagamentos ou revelou informações confidenciais a alguém que se fez passar por uma empresa, o primeiro passo é cortar imediatamente a comunicação com o golpista. Em seguida, deve-se entrar em contato com as autoridades locais e também com o banco, em caso de perda financeira, para cadastro no Mecanismo Especial de Restituição (MED) do Banco Central.
O Indeed está sempre apoiando quem busca emprego e trabalha constantemente para manter a segurança e a privacidade de quem usa a plataforma, removendo regularmente do site ofertas de emprego que não atendem aos padrões da empresa. Portanto, caso você seja vítima de algum golpe online envolvendo o nome do Indeed, é importante denunciar diretamente na plataforma e também às autoridades.
Denunciar uma fraude aos lugares certos evita que outras pessoas se tornem vítimas de fraude e ajuda a construir um ambiente mais seguro.