Navegadores personalizados marcaram o início da internet, e a Nintendo, claro, não ficou de fora. Entenda mais sobre essa história.
O início da internet é um mistério para muita gente. Algumas coisas que aconteceram lá atrás, apesar de não ser um tempo tão distante assim, são desconhecidas e fazem parte da memória de uma minoria.
Um desses casos, certamente, são os navegadores web com marcadores da Nintendo e feitos para funcionar no sistema Windows. Sim, eles existiram um dia, acredite.
No ano de 2000, a MediaBrowser lançou vários navegadores da Nintendo. Na verdade, foram versões marcadas do Internet Explorer, criadas com a intenção de vender anúncios e atrair o interesse dos gamers.
Versões criadas
Um dos primeiros navegadores da Nintendo trouxe um marcador do jogo ‘Pokémon’ – Foto: Reprodução
Os dois primeiros navegadores lançados para a Nintendo foram para os jogos ‘Pokémon Gold & Silver’ e ‘Mario Tennis’. Quem é da época do CD-ROM vai se lembrar disso.
Eles foram disponibilizados, primeiro, em formato de CD-ROM para quem havia efetuado a pré-encomenda de uma cópia do jogo ‘Pokémon’.
No ano seguinte, em 2001, outras versões marcadas pela Nintendo foram lançadas, mas com temáticas diferentes: ‘Paper Mario’ e ‘Legend of Zelda: Majora’s Mask’.
Retrospectiva em vídeo
A evolução dos navegadores marcados pela Nintendo chegou, até mesmo, a contemplar a revista ‘Nintendo Power’, quando ela já estava na fase final.
Depois do capítulo 7, a empresa entrou com pedido de falência e fechou o site que ela mantinha ativo. E isso afetou diretamente o destino dos navegadores da franquia.
As dívidas da empresa chegaram a US$ 2,49 milhões. Acredita-se, em muito, que isso tenha sido resultado do estouro da internet e da mudança de comportamento do público.
Ficou curioso para entender melhor sobre os tais navegadores da Nintendo? O vídeo abaixo fez uma breve retrospectiva. Veja: