O Grêmio correu contra o tempo e conseguiu reforçar seu elenco para a reta final do Campeonato Gaúcho e início da Libertadores. Cobrado pela torcida pela falta de contratações, o Tricolor fechou a semana com quatro novidades e atacou as principais carências no elenco com anúncios pontuais.
Diego Costa, Du Queiroz, Mayk e Cristian Pavón foram oficializados nos últimos dias para a inscrição no Gauchão. O Tricolor teve até sexta-feira para regularizar todos os reforços. As chegadas em Porto Alegre se somaram a Soteldo, Dodi e Marchesín como as sete novidades do Imortal para 2024.
Sem abusar dos cofres, a diretoria gremista apostou em chegadas cruciais apontadas por Renato Portaluppi para cobrir lacunas no elenco. A posição mais esperada para esta temporada era o dono da camisa 9, que chegaria para substituir nada menos do que Luisito Suárez.
O Grêmio buscou nomes de maior impacto como Aboubakar e Funes Mori, mas diante das negativas precisou buscar uma alternativa imediata para o primeiro semestre. Apesar de ainda não ser o centroavante tratado como ideal para ocupar a função, a contratação de Diego Costa acalmou a torcida que vive uma insatisfação com João Pedro Galvão, atual titular da posição.
Se antes o novo camisa 9 teria a missão ingrata de substituir Luisito Suárez, autor de 29 gols e 17 assistências em temporada meteórica em Porto Alegre, agora o recém-contratado precisa apenas superar JP Galvão para cair nas graças da torcida. Contratado em 2023, o ítalo-brasileiro tem apenas dois gols em 22 jogos pelo Imortal.
Assim como Diego Costa, Mayk também surge como uma alternativa de mercado após o Tricolor não evoluir nas contratações de Felipe Jonathan e Marlon. O lateral do Guarani chega para ser uma sombra para Reinaldo na esquerda, após temporada sólida na Série B.
A posição era uma das lacunas apontadas por Renato no plantel tricolor. Como opções, o treinador contava apenas com os jovens Cuiabano, que acabou sendo utilizado como ponta-esquerda em 2023, e Wesley Costa, recém-promovido ao profissional.
Já Du Queiroz chega com status de titular para o setor com mais opções no elenco. A boa impressão deixada na sua passagem pelo Corinthians credencia o volante a brigar por posição com Villasanti, Pepê e Carballo. O novo reforço também será fundamental durante a Copa América, quando o Grêmio projeta perder Villasanti e Carballo para Paraguai e Uruguai, respectivamente.
Para a função, o Grêmio também acertou a chegada de Dodi, este anunciado logo no início de janeiro. O time gaúcho busca se prevenir dos problemas de lesões sofridas no meio-campo na última temporada, gerando uma série de improvisações.
Por fim, Cristian Pavón é a cereja do bolo e o último dos anunciados no “pacotão”. O atacante argentino fez o Tricolor abrir os cofres e desembolsar quase R$20 milhões pela compra junto ao Atlético Mineiro. A saída de Ferreira e as lesões de Soteldo, Nathan Fernandes e Jonathan Robert foram primordiais para o Tricolor ir ao mercado atrás de um atacante de velocidade.
Todos os quatro reforços estão anunciados e regularizados, podendo estrear na reta final do Gauchão. A diretoria do Grêmio não descarta novas contratações nesta janela de transferências, mas entende que conseguiu suprir as principais carências do elenco.
Diego Costa