Se você é idoso ou possui alguma deficiência, saiba que você possui direitos. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), é um suporte financeiro importante para essas pessoas. Ele representa o valor de um salário mínimo, hoje de R$ 1.412, porém depende de alguns critérios. No artigo abaixo você irá saber de cada um deles.
Nesse caso, para ter acesso ao BPC, é importante que você tenha 65 anos ou mais, ou apresentar uma deficiência de longo prazo, que dificulte a participação na sociedade. Além disso, a renda per capita deve ser inferior a ¼ do salário mínimo.
Quais são os documentos necessários?
Antes de tudo, verifique se você está elegível ao BPC, e em seguida você precisa dos seguintes documentos e seguir os passos abaixo:
- Identidade, CPF, comprovante de residência e laudos médicos (pessoas com deficiência);
- Agendar visita ao INSS por telefone ou pelo site;
- Acompanhar pedido pelo site ou telefone.
Lembre-se de manter todos os documentos necessários em dia, acompanhe o processo diariamente e, busque informações somente em canais oficiais do INSS. Pelo site ou pelo número oficial 135.
Ainda, é possível consultar advogados especializados ou assistentes sociais, pois podem oferecer dicas e informações valiosas sobre o processo.
Por fim, você deve manter seus dados atualizados no CadÚnico, pois ele é fundamental para o BPC. Acesse o portal pela internet ou pelo aplicativo Meu CadÚnico e consulte as informações sobre o benefício.