O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que montou uma força tarefa para reparar os estragos causados pelas chuvas nesta sexta-feira (9) e sábado (10) na capital do país. Ibaneis disse que a equipe vai atuar na limpeza da rede de drenagem e remover árvores e entulhos. Desde o começo do fim de semana, o DF está em alerta laranja, de perigo de chuvas intensas, conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia.
Segundo Ibaneis, “em apenas quatro horas choveu quase metade do previsto para o mês de fevereiro no DF”. “Temos feito o possível para reduzir o impacto das chuvas no DF. É importante lembrarmos que em um único mandato isso não seria possível, mas estou comprometido em solucionar grande parte desses desafios”, afirmou o chefe do Palácio do Buriti.
O governador também citou o projeto Drenar DF, na região central da capital, que “vai melhorar a capacidade de escoamento das águas pluviais e prevenir alagamentos, que em várias gestões foi uma obra esquecida, e estamos avançando para melhorar o sistema de drenagem em Taguatinga e Ceilândia também”.
Em apenas quatro horas, choveu quase metade do previsto para o mês de fevereiro no DF, por isso, desde a noite passada, mobilizamos uma força-tarefa que tem trabalhado para reparar os estragos causados pela chuva, limpar a rede de drenagem e remover árvores e entulhos.
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) February 10, 2024
As chuvas de sexta-feira resultaram no alagamento da Universidade de Brasília (UnB), principalmente no subsolo da universidade. Em vídeos obtidos pelo R7 é possível ver a força da água arrancando portas e arrastando objetos pelo Instituto de Ciência Central. Após o ocorrido, a reitoria da universidade disse que a comunidade acadêmica se mobilizou para recuperar materiais e equipamentos comprometidos no alagamento, principalmente do Instituto de Física, que segundo a UnB foi a unidade mais prejudicada.
Em nota, a reitoria disse que as “já conhecidas deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte, somadas à topografica da região”, causaram o alagamento de parte do subsolo da parte central do ICC e do auditório do departamento de Engenharia Florestal.
Além da UnB, uma academia de ginástica na quadra 511 da Asa Norte ficou alagada.
“Olha como desce a água [da via W3]. Não tem condições de sair. Essa lata de lixo, essa lixeira, estava do lado da academia, ela veio boiando. A água subiu tanto que os carros já estão boiando. Esse carro aí, o dono dele tentou entrar no carro e desistiu”, relata um homem que grava a cena.
Também na Asa Norte o trânsito nas tesourinhas de acesso às quadras 9 e 10 foi bloqueado devido à quantidade de água no local (veja no vídeo abaixo). O bloqueio causou engarrafamento nos arredores. Em outros pontos carros foram vistos submersos.
Carros também foram arrastados em Ceilândia, e no Setor P Sul, a água arrastou veículos que estavam estacionados em uma calçada.