Diego Thomazini/Shutterstock.com
Dinheiro preso de FGTS: Como sacar? O saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um tema que frequentemente gera dúvidas entre os trabalhadores. No entanto, é possível acessar os valores retidos nas contas do Fundo em diferentes situações.
Modalidade de Saque do FGTS por Conta Inativa por 3 Anos Ininterruptos até 13/07/1990:
Essa modalidade permite que trabalhadores e diretores não empregados saquem o saldo do FGTS quando a conta fica inativa por três anos consecutivos até 13/07/1990. O processo para solicitar esse saque é rápido e simples, podendo ser realizado pelo aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Como Solicitar o Saque do FGTS por Três Anos Fora do Regime do FGTS:
Para aqueles que se enquadram nessa modalidade, o processo pode ser feito através do aplicativo FGTS. Basta acessar a opção “Meus Saques”, selecionar “Outras Situações de Saques” e escolher o motivo “Inatividade do Regime do FGTS”. Após fornecer as informações necessárias e cadastrar uma conta bancária, o processo é concluído.
Documentos Necessários para Saque na Agência da Caixa:
Caso seja necessário comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa, o trabalhador deve estar munido dos documentos de identificação, além da carteira de trabalho física ou digital, com o contrato de trabalho correspondente à conta do FGTS a ser sacada.
Outras Situações de Saque do FGTS:
Além do saque por conta inativa por três anos, existem várias outras situações em que é possível sacar o FGTS, como na aposentadoria, término de contrato por prazo determinado, falecimento do empregador, entre outras.