O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o pagamento do Auxílio Gás em fevereiro. O subsídio do gás de cozinha de 13Kg será pago a cerca de 5,63 milhões de segurados, incluindo beneficiários do Bolsa Família.
Esse benefício é bimestral e o seu pagamento acontece sempre em meses pares. Por isso, os segurados não puderam contar com ele em janeiro. Entretanto, o repasse de fevereiro deve ser de grande importância para as famílias contempladas.
O valor do Auxílio Gás varia de acordo com o mês de pagamento. Isso porque ele é calculado de acordo com o preço médio nacional do produto. Sendo assim, caso o preço do gás diminua, o valor do benefício tende a diminuir, mas se o preço do gás aumentar, o benefício também deve aumentar.
Como, atualmente, a tendência dos preços é de queda, a expectativa é de que as famílias recebam um benefício cujo valor varie entre R$100,00 e R$104,00. O valor será depositado na conta digital do Caixa Tem junto ao Bolsa Família.
Calendário do Bolsa Família e do Auxílio Gás
A Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pelo pagamento do Bolsa Família e de outros programas sociais como o Auxílio Gás. O repasse é feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo as datas do calendário escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social (NIS) do beneficiário.
Em fevereiro, a previsão é de que o pagamento aconteça do dia 16 ao dia 29. Confira quando a sua família deve receber a transferência de renda e o Auxílio Gás a seguir:
- NIS de final 1: dia 16 de fevereiro;
- NIS de final 2: dia 19 de fevereiro (antecipado para o sábado 17);
- NIS de final 3: dia 20 de fevereiro;
- NIS de final 4: dia 21 de fevereiro;
- NIS de final 5: dia 22 de fevereiro;
- NIS de final 6: dia 23 de fevereiro;
- NIS de final 7: dia 26 de fevereiro (antecipado para o sábado (24);
- NIS de final 8: dia 27 de fevereiro;
- NIS de final 9: dia 28 de fevereiro;
- NIS de final 0: dia 29 de fevereiro.
A CAIXA costuma antecipar para o sábado o pagamento dos benefícios que acontecem na segunda-feira. Serão contemplados, em fevereiro, os segurados com o NIS de final 2 e 7. Esse grupo terá acesso ao Bolsa Família e ao Auxílio Gás.
Para fazer uso dos benefícios, o titular precisa usar o aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Além de permitir que o usuário acompanhe as movimentações feitas na conta, o Caixa Tem permite transferências bancárias, recargas telefônicas e o pagamento de boletos sem sair de casa.
É importante lembrar que os beneficiários que preferirem ainda poderão sacar o Bolsa Família e o Auxílio Gás na segunda-feira, desde que o saldo da conta esteja positivo. Para isso, basta ir a um ponto de atendimento da CAIXA, portando o cartão do Bolsa Família (antigo ou atual). Também podem ser usados o Cartão Cidadão e o cartão do Auxílio Brasil.
Como saber se vou receber o Bolsa Família e o Auxílio Gás em fevereiro
O repasse dos benefícios sociais continuam normalmente e só não devem receber os segurados bloqueados pela Averiguação Cadastral ou que deixaram de cumprir as Regras Condicionais do Bolsa Família. Em ambos os casos, o titular é notificado através dos aplicativos oficiais.
Ainda assim, os segurados podem consultar os benefícios através do WhatsApp no número +55 61 4042 1552, do aplicativo Caixa Tem, do aplicativo Bolsa Família e do Portal Cidadão. Em todos esses casos, é necessário estar conectado à internet. A consulta pode ser feita em qualquer dia e horário.
Além disso, o titular pode consultar o Bolsa Família através de ligação. Confira todos os telefones disponíveis a seguir:
- Bolsa Família: 111;
- Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS): 121;
- Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
- Ouvidoria: 0800 725 7474;
- SAC Caixa: 0800 726 0101;
- Canal para portadores de deficiência: 0800 726 2492.