Willian Stanley Jr., que viveu somente até os 57 anos, não pôde ver sua maior invenção se tornar uma febre mundial, famosa até hoje
Os copos Stanley são mundialmente conhecidos, seja por conta dos memes, das propagandas e até mesmo das polêmicas que cercam o produto. A mais recente é a presença confirmada de chumbo no material dos copos. Mas, afinal, quem foi Stanley e como a marca ficou famosa?
Dono da marca de copos térmicos Stanley não chegou a ver o sucesso de sua invenção – Foto: UOL
Quem foi William Stanley Jr.?
A Stanley é uma marca norte-americana centenária, que é especializada em copos e outros produtos térmicos. Até poucos anos atrás era pouco conhecida no Brasil, mas se tornou febre no país.
O fundador da empresa, o físico e engenheiro Willian Stanley Jr., nasceu em 28 de novembro de 1858, no Brooklyn, em Nova York, e morreu no dia 14 de maio de 1916, aos 57 anos.
De acordo com o próprio site da empresa, Stanley chegou a cursar direito na Universidade de Yale, mas desistiu para tentar trabalho na área da eletricidade, onde tinha como seu ídolo Thomas Edison, o inventor da luz elétrica.
Os anos se passaram e ele chegou a ser engenheiro-chefe na fábrica de George Westinghouse. Logo depois fundou a Stanley Eletric Manufacturing Company, em Pittsfield.
Stanley ainda foi o responsável pela patente da bobina de indução nos EUA. De acordo com a National Inventors Hall of Fame, essa bobina ou “transformador”, como agora é chamado, se tornou o protótipo para todos os transformadores futuros.
Descoberta ao acaso
Nos últimos anos de sua vida, de 1900 a 1916, Stanley acabou experimentando outras tecnologias a partir dos transformadores. E foi em 1913, acidentalmente, que ele desenvolveu a primeira garrafa térmica de isolamento a vácuo feita totalmente em aço.
Já nas décadas de 1930 a 1940, os produtos ganharam revestimento de aço inoxidável e na década de 1960 foi criado o Hammertone Green, o modelo de garrafa que se tornou um clássico e o produto mais vendido da marca.
Com muitos memes envolvendo os preços dos produtos, a marca é assunto no Brasil desde 2021 – Foto: Reprodução/ND
Com muitos memes envolvendo os preços dos produtos, algumas polêmicas e muitas propagandas nas redes sociais, a marca virou assunto no Brasil em 2021. Agora, no verão de 2024, é peça carimbada em praias e eventos por sua capacidade de conservar as bebidas por muito tempo.