Prefeitura fez reunião com 15 interessados em nova rota turística que vai abranger região dos distritos de Marechal Bormann, Goio-Ên e a área urbana
A Prefeitura de Chapecó realizou na segunda-feira (29) uma capacitação para os empreendedores que fazem parte do projeto “Desbrave Chapecó”. Na parte da tarde ocorreu uma reunião para organizar uma nova rota turística na região Sul do município.
Os oito empreendedores que participam do Desbrave Chapecó estavam presentes na capacitação – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND
Além da rota turística já implantada no município, Chapecó poderá contar com mais opções de passeios. Karla Hall, consultora de Turismo do Sebrae, explicou que nesta semana foi chamado o primeiro grupo, de cerca de 15 interessados, para organizar uma nova rota turística.
O projeto está dividido em três fases e a rota vai abranger a região dos distritos de Marechal Bormann, Goio-Ên e a área urbana.
Um dos empreendedores presentes na reunião foi Silvano Vaccaro. Ele investiu cerca de R$ 200 mil e transformou o galpão da propriedade em um espaço para eventos na linha Rodeio do Erval.
O galpão rústico tem capacidade para 150 pessoas e as locações começarão em março. “Um dos atrativos é a área verde. Com o projeto queremos buscar assistência técnica. Até o final do ano também pretendo disponibilizar chalés para alugar”, conta.
Já Simone Marcon quer divulgar sua pousada Fora Bamboo, no bairro Esplanada. “Nós recebemos viajantes e turistas, mas o nosso foco são pessoas que querem a paz e a tranquilidade”, completa.
O edital para interessados no projeto está disponível no site da prefeitura.
Primeira rota turística
A Capital do Oeste já conta com uma rota turística que faz parte do projeto Desbrave Chapecó. A iniciativa é da prefeitura com o apoio da Epagri, Sebrae e Sindicato Rural.
Representantes dos oito empreendimentos que fazem parte da rota estiveram presentes na orientação.
A Gerente de Turismo, Cleusiana Anhaia, destacou que o projeto Desbrave Chapecó colaborou com a sinalização dos locais, divulgação e orientação, com um impacto muito positivo nos empreendimentos da região Norte do município.
Evandro da Silva, proprietário do Café Colonial Sabor do Campo, na linha Cabeceira da Divisa, disse que após a divulgação do projeto teve que ampliar o espaço de atendimento, que era de 60 pessoas, para 100 pessoas.
A pavimentação do acesso a linha Faxinal dos Rosas também colaborou com o empreendimento, pois reduziu de cinco para dois quilômetros o trecho de estrada de chão para chegar na propriedade.
Cristiano e Daniela Barp também participam da rota pelo empreendimento Da Casa Amarela, que produz geleias e panificados. Além de receber visitantes na propriedade, eles fazem feira.
Interessados em participar
No final do ano passado a Prefeitura de Chapecó lançou um edital de chamamento público para interessados em participar do projeto “Desbrave Chapecó”, que vai até 30 de junho.